Páginas

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

A ESCRITORA RITA SANTANA TOMA POSSE NA ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS NO PRÓXIMO SÁBADO

A escritora Rita Santana tomará posse na Academia de Letras de Ilhéus, no dia 24/09 (sábado), às 19 horas, a solenidade ocorrerá na sede da Academia. A chegada da escritora na Academia é aguardada com entusiasmo pelos confrades e confreiras, assim como pelos familiares e amigos da poeta e, especialmente, por seus leitores. 

A eleição de Rita Santana para a Academia de Letras de Ilhéus ocorreu em junho deste ano após a indicação via carta subscrita por diversos membros da Academia e homologação ocorrida em reunião do sodalício, que definiu o nome da professora Rita Santa para a cadeira nº 37, que pertenceu ao jurista Mário Albiani, falecido em 11 de julho do ano passado.

A escritora Rita Santana é natural de Ilhéus e bastante conhecida nos meios culturais do sul da Bahia e em Salvador, em razão de seu trabalho como escritora, atriz e professora. Ela possui livros de contos e poesia, além de diversos textos em antologias publicadas no Brasil e no exterior. O seu nome é verbete no site da Universidade Federal de Minas Gerais e o livro de poesia “Alforrias” publicado pela Editus é considerado uma obra prima da literatura baiana contemporânea.

A escritora Rita Santana será saudada pelo professor universitário, ensaísta e poeta Aleilton Fonseca, membro das Academias de Letras de Ilhéus, Itabuna e da Bahia. Para a mais nova imortal, Rita Santana, “é uma alegria imensa ser acolhida de forma tão calorosa pelos conterrâneos. Sinto que é o momento de retribuir a Ilhéus tudo que aprendi e vivi. A dimensão do afeto que tenho recebido é imensurável”, concluiu a escritora. 

Diversos membros da Academia de Letras de Ilhéus já confirmaram presenças, além de autoridades e convidados. A solenidade será conduzida pelo presidente da Academia, o escritor Pawlo Cidade.

BREVE CURRÍCULO DA ESCRITORA RITA SANTANA

Rita Santa é graduada em Letras com habilitação em língua francesa pela Universidade Estadual de Santa Cruz desde 1997. Em 2007, cursou pós-graduação em História Social e Cultura Afro-brasileira. Como atriz, atuou em peças infantis com destaque para PLUFT, o fantasminha, de Maria Clara Machado. Participou de recitais de poesia e feiras culturais no interior da Bahia, explorando o teatro de rua, sendo uma das fundadoras do grupo Caras e Máscaras (Ilhéus, 1990-1995). 

Ela recebeu o prêmio de melhor atriz regional em 1994 e integrou o elenco de “Dona Flor e seus Dois Maridos”, adaptação do romance homônimo de Jorge Amado, com direção de Fernando Guerreiro (Ilhéus/Salvador - 1992). Participou também do elenco de “Renascer”, telenovela exibida pela Rede Globo e do filme “Tieta do Agreste”, de Cacá Diegues, em 1995. Atuou ainda de outras produções, como “Era uma vez na mata”, espetáculo infantil de Rita Brito (1998). Como escritora, publicou seus contos no Diário da Tarde, em Ilhéus, e no suplemento cultural do jornal A Tarde, de Salvador. Foi uma das coordenadoras do projeto Universidade em Verso na UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz. 

Em 2004, ela foi a vencedora do Prêmio Braskem de Cultura e Arte – Literatura, para autores inéditos, que possibilitou a publicação de seu primeiro livro de contos, “Tramela”. Em 2012 publica “Alforrias”, com poemas de elaboração sofisticada que atestam o amadurecimento da autora na arte da palavra. Em 2019 publicou “Cortesanias (poesia), pela editora Caramurê, um livro de grande exuberância imagística e um lirismo de alto nível. Em 2019, foi a poeta convidada a representar o Brasil no Festival Internacional de Poesia de Buenos Aires.



SERVIÇO

Dia: 24/09/2022 (sábado)
Horário: 19 horas
Local: Sede da Academia de Letras de Ilhéus
Rua Antônio Lavigne de Lemos, n.º 39, Centro.

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

CONVOCAÇÃO ELEIÇÃO BIÊNIO 2023-2025



ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS

 

Edital 

 

PROCESSO ELEITORAL 

PARA DIRETORIA 

BIÊNIO 2023/2025

 

 

O Presidente da Academia de Letras de Ilhéus, no uso das atribuições que lhe são conferidas, vem publicar o presente EDITAL, referente ao Processo Eleitoral para escolha da DIRETORIA 2023/2025, apresentando o calendário a seguir, para ciência de todos os membros: 

 

 

1      — INSCRIÇÃO DE CHAPAS: 

 

·        De 3 a 5 de outubro de 2022;

 

·      A ELEIÇÃO SE DÁ POR CHAPA, QUE DEVE CONSTAR:

 

— PRESIDENTE

— VICE-PRESIDENTE

— SECRETÁRIO(A) GERAL

— 1o. SECRETÁRIO(A)

— 1o. TESOUREIRO(A)

— 2o.TESOUREIRO(A)

 

·        AS DIRETORIAS SÃO DE INDICAÇÃO DO PRESIDENTE;

 

·      A PUBLICAÇÃO DA(S) CHAPA(S) INSCRITA(S) E HOMOLOGADAS SE DARÁ EM 5 de novembro de 2022.

 

2      — PERÍODO DE CAMPANHA: 

 

·        De 6 a 10 de outubro de 2022.

 

— PERÍODO DAS VOTAÇÕES:

 

·        De 11 a 16 de outubro de 2022. 

 

·      Os votos podem ser feitos através de cédulas na urna, na sede da ALI, ou pelo e-mail da ALI: academiadeletrasdeilheus@gmail.com colocando no assunto: ELEIÇÕES 2022, e no corpo do e-mail a informação que vota na Chapa “X”.

 

4 — CONTAGEM DOS VOTOS 

 

·      A contagem dos votos ocorrerá em Reunião Ordinária, no dia 17 de outubro de 2022 (segunda-feira), as 17 horasna sede da instituição ou de forma remota, sita à Rua Antonio Lavigne de Lemos n. 39, centro, na cidade de Ilhéus-Bahia, ficando os membros desde já convocados, através da publicação deste Edital;

 

·      A responsabilidade da contagem e demais etapas desta eleição ficarão a cargo da Comissão de Eleição Exclusiva para esta finalidade, formada pelos acadêmicos Maria Schaun, Maria Luíza Nora e Jane Hilda Mendonça Badaró. Cabendo à primeira a presidência desta comissão.

 

5 — ENCERRAMENTO E ABERTURA DO ANO ACADÊMICO

 

·        O ano acadêmico se encerra em 15 de dezembro de 2022 (Art. 16, dos Estatutos 2017), e o ano acadêmico se inicia em 14 de março de 2023, quando será a posse da nova diretoria. 

 

 

 

Ilhéus, 12 de setembro de 2022

 

 

 

Pawlo Cidade - Presidente ALI

Jane Hilda Mendonça Badaró- Secretária Geral ALI




 

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

NOTA DE PASSAMENTO




O confrade Carlos Eduardo Lima Passos da Silva era membro da cadeira nº 38, cujo patrono era Virgílo de Lemos e fundador Nestor Passos.