Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

ASSEMBLEIA

 

ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS

 

CONVOCAÇÃO

REUNIÃO ORDINÁRIA ONLINE

 

A ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS convoca seus membros para reunião ordinária a realizar-se em 06 de dezembro de 2022, de forma remota, às 19:00 horas em primeira chamada e as 19:10 em segunda chamada validando-se as decisões com o número de acadêmicos presentes:

 

Serão pontos de pauta:

A)    CONFRATERNIZAÇÃO

B)     PROJETOS FUTUROS

C)   O QUE OCORRER

 

• O link para a reunião será fornecido oportunamente.

 

Ilhéus, Bahia, 30 de novembro de 2022.

 

Saudações Cordiais,

 

PAWLO CIDADE - PRESIDENTE

JANE HILDA M. BADARÓ – SECRETÁRIA GERAL

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

CONFRADE PAWLO CIDADE É REELEITO PARA MAIS UM MANDATO A FRENTE DA ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS



Na tarde do último dia 17 de novembro, a Comissão Eleitoral da Academia de Letras de Ilhéus, presidida por Maria Schaun, declarou vencedora a chapa Akademus, com um total de 30 (trinta) votos, para o biênio 2023-2025. 

A chapa é formada pelo escritor Pawlo Cidade (presidente), a museóloga Anarleide Menezes (vice-presidente), o professor Josevandro Nascimento (secretário geral), o professor Sebastião Maciel Costa (primeiro secretário), a escritora Luh Oliveira (primeira tesoureira) e o advogado Efson Lima (segundo tesoureiro). "Nossa responsabilidade aumentou e com ela meu amor e minha dedicação à Casa de Abel. Juntos iremos construir, nos anais desta confraria, um tempo de mais amor à Cultura e as letras. Deus é bom", declarou Cidade aos confrades e confreiras.

A posse está marcada para 14 de março de 2023, na sede da ALI, à Rua Antônio Lavigne de Lemos, 39, Centro, Ilhéus, Bahia.

Quem é Pawlo Cidade?

O escritor, com 22 livros publicados, professor, pedagogo, educador ambiental, dramaturgo e agente cultural Pawlo Cidade (54) é natural de Ilhéus, foi Secretário de Cultura do Município (2018-2019), Diretor das Artes da Fundação Cultural do Estado (2020-2021), Conselheiro Estadual de Cultural (2014-2017). Possui especialização em gestão cultural pela Universidade Estadual de Santa Cruz, em Gestão e Modelagem de Projetos Culturais pela Fundação Getúlio Vargas, atuou no Teatro como diretor, autor, ator e produtor por 25 anos. É casado com a médica veterinária Viviane Siqueira Couto, pai de Caio Vinicius e avô de Caleb. Recentemente lançou "O Colecionador de Lembranças", romance do gênero realismo mágico, publicado pela Editora do Teatro Popular de Ilhéus.


CONFRADE VERCIL RODRIGUES LANÇA LIVRO SOBRE JOSÉ DE ALMEIDA ALCÂNTARA E O POPULISMO EM ITABUNA

 




O professor, historiador, advogado e jornalista Vercil Rodrigues lança no mercado literário o seu oitavo livro pela Direitos Editoria. Nesta nova obra: “José de Almeida Alcântara: o populismo em Itabuna”, ele conta parte da rica e emocionante trajetória do saudoso ex-prefeito de Itabuna, que nas décadas de 1950/1960 arrastava multidões, especialmente os pobres, quando moldou e mudou a forma de fazer política no interior baiano, dividindo suas atenções com todas as classes sociais, sendo o primeiro grande político populista da região cacaueira e que fez “escola”.

“José de Almeida Alcântara: o populismo em Itabuna”, tem 222 páginas divididas em 5 capítulos, com uma narrativa precisa dos fatos, baseada em apurada pesquisa e depoimentos, além de diversas fotos que tão bem retratam o momento e a época. Vercil Rodrigues, que é autor dos livros “Breves Análises Jurídicas” (2010), “Análises Cotidianas”, “Dicas de Direito Imobiliário”, “Dicas de Direito Previdenciário”, “Jornal Direitos, 12 anos de História...Entrevistas”; “Tribunal do Júri – História, origem e evolução no Direito Processual Penal” e “Jornal O Compasso, 10 anos de História Maçônica... Entrevistas” (2022) todos pelo selo Direitos Editoria, não esconde que esse livro é um sonho antigo que ele finalmente realizou.

Para o autor a política grapiúna e a forma de administrar Itabuna tem dois momentos: o primeiro, até Alcântara e o segundo, pós Alcântara. O livro tem um corte temporal nas décadas de 1950/1960 e conta um período dos tempos áureos da região cacaueira e da retomada da democracia no Brasil, além do surgimento de políticos populistas e próximo ao povo e seu eleitorado.




Essa obra mostra uma nova faceta desse inteligente e multiprofissional Vercil Rodrigues, que divide o seu dia como professor, advogado, historiador, jornalista e imortal das academias de Letras de Ilhéus (ALI), Academia Grapiúna de Letras (AGRAL) e Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia (Aljusba) e ainda arruma tempo para realizar esse projeto inovador, rico em história de Itabuna e regional e que servirá como fonte de pesquisa para essa e as futuras gerações.

Quem é Vercil Rodrigues

O autor é casado com a empresária Angélica Rodrigues e apesar das inúmeras profissões e graduações, não esconde de ninguém que tem alma “camelô”, “vendedor” e “comerciante”, ou seja, de empreendedor. O bem sucedido e multiprofissional é filho de uma comerciante/camelô e cresceu se aventurando pelos campinhos de terra da Mangabinha e tomando banho no rio Cachoeira. O menino cresceu, virou cobrador de ônibus, vendedor, produtor de bandas regionais (sempre estudando muito), virou professor, advogado, historiador, jornalista e hoje é um dos grandes autores que Itabuna tem, com oito livros lançados nos últimos 10 anos. “Trabalho diariamente pelo menos 18 horas por dia, pois acredito que o trabalho e o conhecimento são a base do sucesso profissional do indivíduo”, diz Vercil Rodrigues.


Por Arnold Coelho
Designer Gráfico, diagramador e jornalista MTB 6446/BA

sábado, 12 de novembro de 2022

3ª EDIÇÃO DO FESTIVAL LITERÁRIO SUL – BAHIA ACONTECERÁ EM ILHÉUS ENTRE OS DIAS 17 E 19 DE NOVEMBRO




A cidade de Ilhéus vai receber a 3ª edição do Festival Literário Sul – Bahia (FLISBA), que acontecerá entre os dias 17 e 19 de novembro de 2022. Pela primeira vez, o FLISBA ocorrerá de forma presencial e as mesas principais serão transmitidas pelos canais do Flisba na internet. O Festival este ano tem como tema: Resistência Cultural - Literatura, Educação e Liberdade. O objetivo dos organizadores é reunir os escritores e as diversas pessoas interessadas nas diversas linguagens artísticas para refletirem sobre a literatura e as artes e suas conexões com a educação e a liberdade. A programação envolve mesas, conversas, saraus, música e oficinas, além do Slam Sul – Bahia Magnus Vieira, competição de poesia falada.


O FLISBA DE 2023 homenageia duas grandes personalidades da cultura sul-baiana, a professora Tica Simões e o professor Apolônio Brito. Ambos possuem uma forte atuação na área da educação na Bahia. O professor Apolônio Brito nasceu em 1919 num remanescente de quilombo. Em pleno século XX, foi escravo por um ano em troca do enxoval de casamento de sua irmã, conta o professor Samuel Mattos no livro “Apolônio, o multiplicador”, de lá para cá se tornou um referencial no sul da Bahia. Por sua vez, a professora Tica Simões consolidou uma carreira de ensaísta e docente na antiga FESPI e atual UESC, onde colaborou para as pesquisas nas áreas da cultura e do turismo, desenvolvendo inúmeras ações de promoção nas respectivas áreas. Ela acabou de ser eleita para fazer parte da Academia de Letras de Ilhéus e já integra a Academia de Letras de Itabuna desde a fundação.


As mesas e conversas contarão com diversos escritores e escritoras, como: Aleilton Fonseca, Maria da Luz Leite, Marcus Vinicius Rodrigues, Marcos Luedy, Rita Santana, Efson Lima, Katiana Rigaud (Clube de Lu), Valdeique Oliveira (Café com poema), Lia Sena (Mulherio das Letras – Bahia), Clarissa Melo, Ramayana Vargens, Ruy Póvoas, Ana Lúcia Santos, Daniel – Ladrão de Livros, Alex Simões, Pawlo Cidade, Silmara Oliveira, Geraldo Magela, Adroaldo Almeida, Gabriel Nascimento, Mestra Janete Lainha, Jailton Alves, André Rosa, Luh Oliveira, Indy Ribeiro, Fabrício Brandão e Dan Gomez, entre outros convidados que participarão das discussões.


Haverá no primeiro dia do evento, dia 17/11, além das mesas e conversas uma concentração cultural na frente do Teatro de Ilhéus, que marcará a abertura oficial do evento. Vão ocorrer também apresentações circenses e de grupos culturais da região. Todas as atividades do FLISBA são gratuitas e a expectativa dos organizadores é reunir as pessoas interessadas na literatura, educação e gestão cultural. 


Algumas editoras vão participar do evento com exposições e vendas de livros, além de lançamentos literários que serão promovidos durante o FLISBA, confirmando um dos objetivos dos organizadores que é aproximar os escritores de seus leitores.


Para Luh Oliveira, integrante do coletivo FLISBA e uma das organizadoras do evento, “o Flisba vem imprimir sua marca nas ruas de Ilhéus e traz para a nossa cidade uma rica contribuição com o tema Resistência Cultural, derramando mais literatura, mais arte, mais debates sobre a cultura. Ilhéus é uma cidade fértil para as artes, em especial, para a Literatura”, concluiu a imortal da Academia de Letras de Ilhéus. 


Para os membros do FLISBA será uma oportunidade de comemorar o retorno das atividades presenciais e celebrar a literatura e as artes como estratégias de resistência cultural. O FLISBA é uma realização de professores, estudantes, escritores e gestores culturais do sul da Bahia e conta com o apoio das Academias de Letras de Ilhéus, Canavieiras, Itabuna e Grapiúna. A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Espore do Estado da Bahia (SETRE) apoia a iniciativa, assim como o Centro Público de Economia Solidária ( CESOL) – Litoral Sul e Casa de Taipa.


Para o escritor e presidente da Academia de Letras de Ilhéus, Pawlo Cidade, “o FLISBA vem se consolidando como um coletivo que prima, sobretudo, pela excelência da literatura sulbaiana", conforme atesta a programação do evento. Para Silmara Oliveira, uma das organizadoras do FLISBA, o sentimento de fazer o Flisba presencial é de colaborar para o renascimento do fomento às artes na região e colaborar para a diversidade da cultura na região sul da Bahia.


Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail dos organizadores: festivalliterariosulbahia@gmail.com e pelas redes sociais: @flisba


PROGRAMAÇÃO


17 de NOVEMBRO (Quinta-feira)

09h às 20h 

Feira de Livros

Local: Hall do Teatro Municipal de Ilhéus 


9h às 10h30min

Mesa 01

Uma viagem literária a bordo de Adonias Filho, Marcos Santarrita e Jorge Amado

Com Maria da Luz Leite, Silmara Oliveira e Tica Simões

Mediação: André Rosa

Local: Academia de Letras de Ilhéus 


11h às 12h30min

Mesa 02

“Com o mar entre os dedos”: liberdade de expressão e a produção cronística de Antônio Lopes

Com Aleilton Fonseca e Efson Lima

Mediação: Jailton Alves

Local: Academia de Letras de Ilhéus 


14h às 17h

Oficinas


Oficina 1 – Audiovisual ( cinema), com Adroaldo Almeida, Cristina Almeida, Bruno D’DUck e Mariana Diniz

Local: Museu da Capitania/ Palácio Paranaguá 1º andar


Oficina 2 - Escrita Criativa, com Marcus Vinicius Rodrigues

Local: Casa da Arte Baiana, Rua Lavigne de Lemos 

17h às 18:30h

Roda de Conversa 1

Educação literária como prática de liberdade

Com Clarissa Melo, Ramayana Vargens e Ruy Póvoas

Mediação: Indy Ribeiro 

Local: Academia de Letras de Ilhéus 

19h às 20h30min

Concentração Cultural

Falas institucionais e Homenagens

Coletivo FLISBA, Academias de Letras - ALITA, ALAC, AGRAL, ALI, SECULT/Ilhéus CESOL/ SETRE

Local: Praça Pedro Mattos

19h às 22h

LANÇAMENTO COLETIVO DE LIVROS 

Local: Hall do Teatro Municipal de Ilhéus 

21h às 22h - Mostra Cultural 

(Música, poesia, dança, rap, etc.)

Dan Gomez(música e poesia)

Local: Praça Pedro Mattos


18 de NOVEMBRO (Sexta-feira)


09h às 20h

Feira de Livros

Local: Hall do Teatro Municipal de Ilhéus 

9h às 10h30min

Conversa com poetas

O que em mim principia, a poesia

Com Marcus Vinicius Rodrigues, Marcos Luedy e Rita Santana

Mediação: Tales Pereira/ Tallýz Mann

Local: Academia de Letras de Ilhéus 

11h às 12h30min

Roda de Conversa 2

Tecendo redes: o movimento literário nas redes sociais

Com Katiana Rigaud (Clube de Lu), Valdeique Oliveira (Café com poema), Kali Oliveira ( Conta Preta Conta) e Lia Sena (Mulherio das Letras – Bahia).

Mediação: Tácio Dê

Local: Academia de Letras de Ilhéus

14h às 16h

Oficina 1 – Audiovisual ( cinema), com Adroaldo Almeida, Cristina Almeida, Bruno D’DUck e Mariana Diniz

Local: Museu da Capitania/ Palácio Paranaguá 1º andar

Oficina 2 - Escrita Criativa, com Marcus Vinicius Rodrigues

Local: Casa da Arte Baiana 

17h às18h30min

Mesa 3

Versos periféricos: pode o subalterno rimar?

Ana Lúcia Santos, Daniel – Ladrão de Livros e Alex Simões

Mediação: Fabrício Brandão

Local: Academia de Letras de Ilhéus

Roda de Capoeira

Formatura do Mestre Juninho Pula Pula

Dia 18/11, às 18:00 horas

Local: Praça Pedro Mattos

19h às 21h30

SLAM MAGNUS VIEIRA 

BATALHA DE POESIA FALADA

MOVIMENTAÇÃO CONCOMITANTE: RIMA, TRANÇA, ETC 

Local: Praça Pedro Mattos


19 de NOVEMBRO (Sábado)


09h às 12h

Feira de Livros

Local: Hall do Teatro Municipal 

09h às 10:30h

(Re)pensando a cultura

Com Pawlo Cidade, Bruna Setenta, Geraldo Magela e Adroaldo Almeida

Mediação: Mestra Janete Lainha

Local: Academia de Letras de Ilhéus

10:30h às 11h

Exibição de Curta-metragem 

DENTRO E AO REDOR

De Bruno D'Duck

OS HOSPEDEIROS FALSOS

De Adroaldo Almeida

Local: Academia de Letras de Ilhéus

11h às 12h 30min

Lançamento do Livro "O rio do sangue dos meninos pretos", do professor Gabriel Nascimento e Movimentação Cultural com a presença de gestores culturais, artistas, escritores.

Local: Academia de Letras de Ilhéus

12:30h Encerramento com a apresentação da Carta do Flisba

Local: Academia de Letras de Ilhéus