Páginas

quinta-feira, 27 de julho de 2023

VÁ EM PAZ, QUERIDO PROFESSOR!


 

    O professor Soane Nazaré de Andrade ocupou a cadeira nº 32, da Academia de Letras de Ilhéus.

   Mestre Soane nasceu em Uruçuca, na época Água Preta, município de Ilhéus, na Fazenda Felicidade, que pertencia a sua família, em 5 de agosto de 1930, eram seus pais Adjovânio Andrade e Selika Nazaré Andrade, que tinham mais seis filhos: Deir, Gilta, Denílson, Vera, Suzana e Antônio (Já falecido).

Aos seis anos de idade mudou-se para Ilhéus, estudou na Escola Afonso de Carvalho e no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne - IME. Em Salvador, estudou no Colégio da Bahia e na Faculdade de Direito da Bahia onde se formou em 1953. Casou-se com Heloisa Cavalcante Andrade, tiveram quatro filhos: Ana Virgínia, Luis Frederico, Soane Jr. e Maria Valéria.

Foi professor no IME; diretor da Penitenciária do Estado da Bahia; fundador, diretor e professor (Direito Constitucional e Direito Político) da Faculdade de Direito de Ilhéus; Chefe de gabinete do Ministro das Comunicações Carlos Simas, de 1968 a 1969; Delegado do Brasil na Conferência das Comunicações Via Satélite em Genebra, Suíça, em 1969; idealizador e primeiro Reitor da Universidade do Mar e da Mata, Maramata, em Ilhéus.

Em 25 de junho de 1981 tornou-se membro da Academia de Letras de Ilhéus, na cadeira 32, em que foi Patrono Pethion Villar e fundador Flávio de Paula. Foi candidato a Prefeito de Ilhéus pelo PFL em 2004. Mas não obteve êxito nas urnas.

Aos 80 anos de idade sofreu um enfarto em Salvador, onde mora. Como nasceu numa fazenda de cacau, é lavrador por nascimento e espera morrer à sombra dos cacauais. Seu nome é dado ao Campus da Universidade Estadual de Santa Cruz, antiga FESPI – Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna, onde lecionou e foi reitor.

Morre aos 92 anos de idade, nesta data.

domingo, 23 de julho de 2023

TICA SIMÕES, A MAIS NOVA CONFREIRA DA CASA DE ABEL, TOMA POSSE EM NOITE MEMORÁVEL

No último dia 22 de julho, sábado memóravel para a Casa de Abel, tomou posse a querida escritora e pesquisadora Maria de Lourdes Netto Simões, Tica Simões, que agora passará a ocupar a cadeira nº 19, cujo efetivo anterior foi o saudoso professor Arléo Barbosa. A confreira foi recepcionada pelo mestre Ruy do Carmo Póvoas e o comando dos trabalhos esteve sob a dedicada direção da confreira Anarleide Cruz Menezes, presidente em exercício.




A casa de Abel ficou repleta de autoridades, amigos e acadêmicos. O reitor Alessandro Fernandes, da Universidade Estadual de Santa Cruz, também esteve presente.





Confreira Jane Hilda e sua irmã Jane Kátia

Mestre Ruy do Carmo Póvoas, responsável por recepcionar 
nossa nova confreira Tica Simões



Confrade Aleilton Fonseca com a nova confreira.



A ex-reitora René Albagli também foi prestigiar a posse



quinta-feira, 6 de julho de 2023

MARIA DE LOURDES NETTO SIMÕES TOMA POSSE DIA 22



No próximo dia 22 de julho, sábado, às 18h30, estará tomando posse da cadeira nº 19, antecedida pelo saudoso professor Carlos Roberto Arléo Barbosa, a pesquisadora Maria de Lourdes Netto Simões, "Tica Simões".


Maria de Lourdes Netto Simões possui uma sólida formação humanística, cientifica e pedagógica. Cumpriu Doutorado em Estudos Portugueses; é pós-doutora em Literatura Comparada e Turismo Cultural; e pós-doutora em Literatura Portuguesa Contemporânea, pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Como professora da graduação e da pós-graduação, em Letras e em Turismo, da Universidade Estadual de Santa Cruz, ela marcou época, como uma das fundadoras das bases da pesquisa, do ensino e da extensão no estudo da nossa literatura. Assim, orientou 51 trabalhos de alunos, entre graduação e pós-graduação, organizou diversos eventos acadêmicos literários, publicou dezenas de trabalhos em periódicos nacionais e estrangeeiros, num total de 175 textos, entre prefácios, artigos e ensaios, em diversos livros e revistas. 

Participou de vários eventos locais, nacionais e internacionais, apresentando seus trabalhos, realçando o nome da UESC e da nossa região. Sua sensibilidade crítica a levou a identificar e descrever as relações entre a literatura do Sul da Bahia e o seu potencial para o desenvolvimento do turismo de qualidade cultural, demonstrando que a poesia e as narrativas contituem um legado que retrata as nossas paisagens, as nossas referências, como um conhecimento ao mesmo literário e turístico, como forma de fruição dos ilheenses e também dos nossos visitantes. Atualmente é Consultora para assuntos Literários e Culturais, inclusive os relacionados a fluxo turístico.

Depois de décadas dedicadas à formação intelectual de várias gerações de professores, estudiosos, escritores, críticos literários – seus ex-alunos que a reverenciam nos eventos, Tica Simões tornou-se Professora Titular, hoje aposentada, da Universidade Estadual de Santa Cruz, onde, além de docente, foi Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (1996-2000). 

Foi Conselheira Estadual de Cultura do Estado da Bahia (2011-2013). Por seus méritos, recebeu a Comenda da Ordem do Ensino Público ( de Portugal), e a Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus. Trata-se de uma intelectual completa, com vasta experiência, considerada uma grande conhecedora da literatura baiana, brasileira e portuguesa, reconhecida no Brasil e no exterior. Até o momento, já publicou 15 livros, sendo 12 títulos pela Editus, em sua maioria sob a direção editorial da acadêmica Baísa Nora. Entre eles: Pluralidades Patrimônio Cultural e Viagens, Fragmentos postais de um pedaço da Bahia e Expressões culturais, literatura e turismo : estudos sobre memória, identidade e patrimônio cultural.