Páginas
sexta-feira, 28 de junho de 2024
PARABÉNS, ILHÉUS!
segunda-feira, 24 de junho de 2024
ESCRITORA NEUZAMARIA KERNER LANÇA "MEMÓRIAS DO SILÊNCIO"
sexta-feira, 21 de junho de 2024
ESCRITOR PAWLO CIDADE LANÇA "A INVENÇÃO DE SANTA CRUZ"
No próximo domingo, 23 de junho, termina a promoção de pré-venda do novo livro do escritor Pawlo Cidade: A Invenção de Santa Cruz. Coincidência ou não, no domingo também o escritor completa 56 anos de idade. Este é o seu 24º livro e o 6º romance.
Para Pawlo Cidade, membro da cadeira nº 13 e atual presidente da ALI, escrever este novo romance foi uma experiência incrível que começou no verão de 2022, durante sua participação na 1a. Feira de Livros de Serra Grande - FLISG, em Uruçuca, Bahia. "Eu queria contar uma história diferente, talvez até original, que tivesse uma mistura de distopia, utopia e autoficção. Doideira, não é? Senti também que a mitologia indígena deveria permear toda a trama, envolvendo diretamente a participação de algumas divindades que estivessem ligadas diretamente ao comportamento humano e as ações da natureza. A exemplo de Amana-manha, a deusa da chuva e protetora das nascentes dos rios. Estas aleivosias que permeiam toda a história retratam a existência de um mundo em outro mundo (o nosso), numa mesma terra, em que coexistem, povoam e impregnam toda a trama", declara.
O escritor disse também ter optado por usar muitas expressões regionalistas. "Muitas vezes só nossa". Como: cabo-de-esquadra (amante), chuva-cachorra (chuva muita fina que não dá para molhar), cavalo-gravata (o que tem uma mancha no pescoço), entre outras.
Em 2023, Pawlo Cidade disse que pensou em abandonar a escrita de A Invenção de Santa Cruz durante o tratamento de um câncer do cólon: "Entre uma quimioterapia e outra eu tentava escrever um capítulo. Mas os efeitos colaterais da quimio confundiam minhas ideias e não me deixavam dar prosseguimento a história. Quando finalmente terminei as 12 sessões, 12 longas batalhas, 12 longos trabalhos - como os de Hércules - a história estava lá, me esperando, só aguardando o momento dos meus dedos escorregarem pelas teclas do meu notebook para ganhar vida. E assim nasceram 41 mil palavras, 26 capítulos e 216 páginas".
O livro é editado pela Editora Teatro Popular de Ilhéus, com projeto gráfico e capa de Romualdo Lisboa. A capa é originada de um mapa de 1640, de João Teixeira Albernaz, o Velho, que retrata a porção Norte da Capitania de São Jorge dos Ilhéus.
O livro será lançado dia 25 de julho, às 18h30, na Academia de Letras de Ilhéus.
Para adquirir o livro basta fazer um Pix para o celular: (73) 9.9998.2555, em nome de João Paulo Couto Santos. Depois enviar o comprovante para o direct do Instagram do autor (@pawlocidade) ou para o e-mail: dimensoesculturais@gmail.com.
PAWLO CIDADE nasceu em 1968, em Ilhéus (BA), e, além de escritor, é também articulista, gestor cultural e professor. Publicou mais de vinte livros, entre romances, teatro, gestão da cultura e novelas juvenis. Ocupa a cadeira nº 13 da ALI. Está no segundo mandato como presidente da Academia de Letras de Ilhéus.
ESCRITORA LUH OLIVEIRA RECEBEU PRÊMIO BAHIA DE LITERATURA E ARTES 2024
Luh Oliveira é sul-baiana, libriana, mãe, poeta, escritora, professora, produtora cultural. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa com ênfase na escrita criativa; especialista em Literatura Comparada; especialista em Literatura Infantil; mestra em Letras com foco no letramento literário e digital.
Apaixonada por poesia e pela literatura sul-baiana. Trabalha as obras de escritores da região em suas aulas desde 2004. Membro da Academia de Letras de Ilhéus, da Academia Internacional de Literatura Brasileira, do Mulherio das Letras e da Confraria de autoras de literatura infantojuvenil da Bahia (CONFRALIB). Participa do projeto InBaLê, Literatura Baiana para as Infâncias. É co-fundadora do Festival Literário Sul-Bahia (FLISBA). Idealizadora/curadora da FILIN – Festival Ilheense de Literatura para as infâncias. Idealizadora da Vixi Bahia Literária, clube de escritores. Curadora da I Tour Histórico Literário de Ilhéus.
Desenvolveu de 2020 a 2022 o projeto “Bate-papo literário Luh Oliveira convida” no Instagram. Ministra workshop de Escrita Criativa e Escrita Terapêutica, além de curso de formação em Letramento Literário para professores. Participa ativamente de Feiras Literárias e Bienais do Livro por todo Brasil e de diversas coletâneas poéticas no Brasil e em Portugal. Entre 2012 e 2023 publicou 15 livros. Teve seu livro A+perto no coração indicado ao prêmio Jabuti em 2023. Suas obras têm sido adotadas e trabalhadas em escolas de Ilhéus, Itabuna, Ipiaú, Ubaitaba, Jequié, Vitória da Conquista, Salvador e em outros estados. Chamada carinhosamente de LuhPoesia, devido à sua intensa divulgação literária nas redes sociais.
quarta-feira, 19 de junho de 2024
ACADEMIA DE LETRAS LANÇA COMISSÃO HENRIQUE SIMÕES 500 ANOS
domingo, 9 de junho de 2024
PORTARIA Nº 03/2024
Portaria 003/2024 de 08 de junho de 2024.
Dispõe sobre a indicação de membro para a cadeira nº 9.
A Academia de Letras de Ilhéus, representada pelo Sr. João Paulo Couto Santos, eleito para o biênio 2023-2025, no uso de suas atribuições,
RESOLVE:
Art. 1º — Fica aberta até o dia 9 de julho de 2024 a indicação de membro para a cadeira nº 9, cujo efetivo anterior foi o desembarcador Luiz Pedreira Fernandes.
Art. 2º — O(A) candidato(a) à vaga de membro efetivo deverá ser indicado, conforme Estatuto 2024, por três membros efetivos, em ofício próprio, enviado ao presidente, via o e-mail: academiadeletrasdeilheus@gmail.com, com nome completo e breve currículo do(a) indicado(a).
Art. 3º — A subscrição da indicação por mais de 03 (três) membros não dispensa o(a) indicado(a) de submeter-se ao processo eletivo.
Art. 4º — Esta Portaria entra em vigor a partir da data de sua publicação.
João Paulo Couto Santos
Presidente
sexta-feira, 7 de junho de 2024
SESSÃO DA SAUDADE
A Academia de Letras de Ilhéus tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a Sessão da Saudade, em homenagem ao confrade Luiz Pedreira Fernandes, dia 7 de junho de 2024, sexta-feira, às 18h30. A saudação será feita pelo confrade Sebastião Maciel Costa.
Luiz Pedreira Fernandes era membro da cadeira nº 9, cujo patrono é Bernardino José de Souza e fundador o escritor Adonias Filho. Empossado como Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) em 1988, viu sua liderança reconhecida ao ser reeleito em 1990. Sua gestão foi caracterizada pelo compromisso com a promoção dos direitos eleitorais e o fortalecimento dos pilares democráticos. No período de 1996 a 1997, assumiu o cargo de Corregedor Geral da Justiça da Bahia, desempenhando um papel crucial na melhoria do sistema judiciário estadual.
segunda-feira, 3 de junho de 2024
PORTARIA 002/2024
Dispõe sobre a prorrogação de indicações de membros para a cadeira nº 38.
A Academia de Letras de Ilhéus, representada pelo Sr. João Paulo Couto Santos, eleito para o biênio 2023-2025, no uso de suas atribuições, e em atenção a solicitação dos confrades e confreiras desta confraria,
RESOLVE:
Art. 1º — Fica prorrogada até o dia 28 de junho de 2024 a indicação de membros para a cadeira nº 38, cujo efetivo anterior foi o professor Carlos Eduardo Lima Passos.
Art. 2º — O(A) candidato(a) à vaga de membro efetivo deverá ser indicado, conforme Estatuto 2024, por três membros efetivos, em ofício próprio, enviado ao presidente, via o e-mail: academiadeletrasdeilheus@gmail.com, com nome completo e breve currículo do(a) indicado(a).
Art. 3º — A subscrição da indicação por mais de 03 (três) membros não dispensa o(a) indicado(a) de submeter-se ao processo eletivo.
Art. 4º — Esta Portaria entra em vigor a partir da data de sua publicação.
João Paulo Couto Santos
Presidente