Páginas

sexta-feira, 28 de junho de 2024

PARABÉNS, ILHÉUS!




É claro que Ilhéus não tem só escritores. Tem pintores, artesãos, atores, atrizes, dramaturgos, carpinteiros, marceneiros, artistas mil! Parabéns, querida Ilhéus! 

Desejamos à você um futuro digno de sua altura.


Pawlo Cidade
Presidente
Academia de Letras de Ilhéus

segunda-feira, 24 de junho de 2024

ESCRITORA NEUZAMARIA KERNER LANÇA "MEMÓRIAS DO SILÊNCIO"


Neuzamaria Kerner é membro da cadeira nº 36 da ALI

Imagine um lugar onde o invisível se torna visível e o inesperado é parte do cotidiano. Assim é “Memórias do Silêncio”, novo livro da escritora Neuzamaria Kerner. A cerimônia de lançamento ocorreu na Biblioteca Pública Municipal de Domingos Martins, situada na Av. Senador Jefferson de Aguiar, n. 275, no Centro Cultural Imperador, anexo ao antigo Hotel Imperador, em Vitória, Espírito Santo. 


“Memórias do Silêncio” é uma coletânea composta por 22 contos curtos. As histórias se movem no terreno do realismo fantástico, abordando temas como o invisível, o inesperado e a impermanência da vida. Os personagens nas narrativas transitam entre o céu e a terra, oferecendo um olhar único sobre as experiências humanas e suas próprias vivências.

Sobre seu novo trabalho, Neuzamaria Kerner comenta: “Em ‘Memórias do Silêncio’, cada conto é uma porta para mundos onde o fantástico e o real se encontram. Espero que os leitores se permitam caminhar por esses universos e descobrir as sutilezas da vida através dos olhos de meus personagens”, disse a escritora.

Neuzamaria Kerner, membro da cadeira 36 desde 1989, nascida em 1952 em Salvador (BA), é uma escritora com vários livros publicados e ex-professora universitária. Com formação em Letras e especialização em Leituras Múltiplas, ela se destacou também como educadora em projetos como o Proler e iniciativas de Filosofia para crianças. Além de seu trabalho acadêmico, Neuzamaria é autora, poetisa e possui contribuição para a literatura brasileira contemporânea.

Texto adaptado do site Montanha Capixaba.

sexta-feira, 21 de junho de 2024

ESCRITOR PAWLO CIDADE LANÇA "A INVENÇÃO DE SANTA CRUZ"




Pawlo Cidade é membro da cadeira nº 13


No próximo domingo, 23 de junho, termina a promoção de pré-venda do novo livro do escritor Pawlo Cidade: A Invenção de Santa Cruz. Coincidência ou não, no domingo também o escritor completa 56 anos de idade. Este é o seu 24º livro e o  6º romance. 

Para Pawlo Cidade, membro da cadeira nº 13 e atual presidente da ALI, escrever este novo romance foi uma experiência incrível que começou no verão de 2022, durante sua participação na 1a. Feira de Livros de Serra Grande - FLISG, em Uruçuca, Bahia. "Eu queria contar uma história diferente, talvez até original, que tivesse uma mistura de distopia, utopia e autoficção. Doideira, não é? Senti também que a mitologia indígena deveria permear toda a trama, envolvendo diretamente a participação de algumas divindades que estivessem ligadas diretamente ao comportamento humano e as ações da natureza. A exemplo de Amana-manha, a deusa da chuva e protetora das nascentes dos rios. Estas aleivosias que permeiam toda a história retratam a existência de um mundo em outro mundo (o nosso), numa mesma terra, em que coexistem, povoam e impregnam toda a trama", declara.

O escritor disse também ter optado por usar muitas expressões regionalistas. "Muitas vezes só nossa". Como: cabo-de-esquadra (amante), chuva-cachorra (chuva muita fina que não dá para molhar), cavalo-gravata (o que tem uma mancha no pescoço), entre outras. 

Em 2023, Pawlo Cidade disse que pensou em abandonar a escrita de A Invenção de Santa Cruz durante o tratamento de um câncer do cólon: "Entre uma quimioterapia e outra eu tentava escrever um capítulo. Mas os efeitos colaterais da quimio confundiam minhas ideias e não me deixavam dar prosseguimento a história. Quando finalmente terminei as 12 sessões, 12 longas batalhas, 12 longos trabalhos - como os de Hércules - a história estava lá, me esperando, só aguardando o momento dos meus dedos escorregarem pelas teclas do meu notebook para ganhar vida. E assim nasceram 41 mil palavras, 26 capítulos e 216 páginas". 


Capa embaixo d'água. Uma referência ao 
período chuvoso de Santa Cruz, em 1914.


O livro é editado pela Editora Teatro Popular de Ilhéus, com projeto gráfico e capa de Romualdo Lisboa. A capa é originada de um mapa de 1640, de João Teixeira Albernaz, o Velho, que retrata a porção Norte da Capitania de São Jorge dos Ilhéus.

O livro será lançado dia 25 de julho, às 18h30, na Academia de Letras de Ilhéus.

Para adquirir o livro basta fazer um Pix para o celular: (73) 9.9998.2555, em nome de João Paulo Couto Santos. Depois enviar o comprovante para o direct do Instagram do autor (@pawlocidade) ou para o e-mail: dimensoesculturais@gmail.com.

PAWLO CIDADE nasceu em 1968, em Ilhéus (BA), e, além de escritor, é também articulista, gestor cultural e professor. Publicou mais de vinte livros, entre romances, teatro, gestão da cultura e novelas juvenis. Ocupa a cadeira nº 13 da ALI. Está no segundo mandato como presidente da Academia de Letras de Ilhéus.

ESCRITORA LUH OLIVEIRA RECEBEU PRÊMIO BAHIA DE LITERATURA E ARTES 2024




Luh Oliveira, membro da cadeira nº 3


A Literarte, em parceria com a Casa do Olodum, promoveu o Prêmio Bahia de Literatura e Artes 2024, no dia 15 de junho, na Casa do Olodum no Pelourinho. O evento prestou homenagem aos talentos literários, aos educadores e à cultura brasileira. Nossa confreira, Luh Oliveira, membro da cadeira nº 3, foi uma das premiadas pelo conjunto de sua obra. 

"Mesmo sabendo que minha caminhada ainda está no início, fico honrada com essa medalha", disse a confreira ao receber o prêmio.

Luh Oliveira é sul-baiana, libriana, mãe, poeta, escritora, professora, produtora cultural. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa com ênfase na escrita criativa; especialista em Literatura Comparada;  especialista em Literatura Infantil; mestra em Letras com foco no letramento literário e digital.

 


Apaixonada por poesia e pela literatura sul-baiana. Trabalha as obras de escritores da região em suas aulas desde 2004. Membro da Academia de Letras de Ilhéus, da Academia Internacional de Literatura Brasileira, do Mulherio das Letras e da Confraria de autoras de literatura infantojuvenil da Bahia (CONFRALIB) Participa do projeto InBaLê, Literatura Baiana para as Infâncias.  É co-fundadora do Festival Literário Sul-Bahia (FLISBA). Idealizadora/curadora da FILIN – Festival Ilheense de Literatura para as infâncias. Idealizadora da Vixi Bahia Literária, clube de escritores. Curadora da I Tour Histórico Literário de Ilhéus.

 

Desenvolveu de 2020 a 2022 o projeto “Bate-papo literário Luh Oliveira convida” no Instagram.  Ministra workshop de Escrita Criativa e Escrita Terapêutica, além de curso de formação em Letramento Literário para professores.  Participa ativamente de Feiras Literárias e Bienais do Livro por todo Brasil e de diversas coletâneas poéticas no Brasil e em Portugal. Entre 2012 e 2023 publicou 15 livros. Teve seu livro A+perto no coração indicado ao prêmio Jabuti em 2023. Suas obras têm sido adotadas e trabalhadas em escolas de Ilhéus, Itabuna, Ipiaú, Ubaitaba, Jequié, Vitória da Conquista, Salvador e em outros estados. Chamada carinhosamente de LuhPoesia, devido à sua intensa divulgação literária nas redes sociais.

 


quarta-feira, 19 de junho de 2024

ACADEMIA DE LETRAS LANÇA COMISSÃO HENRIQUE SIMÕES 500 ANOS




A logo criada para a comissão


A Academia de Letras de Ilhéus lança a Comissão Henrique Simões com foco nas comemorações pelos 500 anos do Município de Ilhéus, que serão celebrados em 2034. O nome do saudoso professor Henrique Simões, especialista em História do descobrimento do Brasil (ICALP/Instituto Camões, Portugal); professor titular no Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Santa Cruz. É autor, dentre outros livros, de "Cartas do Brasil" e "O Achamento do Brasil - A Carta de Pero Vaz de Caminha a El-Rei D. Manuel", ambos publicados pela Editus. O professor Henrique Campos Simões faleceu em 12 de julho de 2020.

Para festejar a participação, uma solenidade de lançamento será realizada no dia 26 de junho, às 18h30, na Academia de Letras, onde será apresentada a Comissão Henrique Simões, encarregada dos projetos e programas para a comemoração da data, e serão divulgadas as diretrizes fundamentais da comissão e a pauta inicial das atividades. A comissão é coordenada pelo professor Ramayana Vargens.

Durante o evento, o professor Dr. Marcelo Henrique Dias, coordenador do CEDOC/UESC, falará sobre o período de formação da colonização de Ilhéus e sobre a necessidade de sistematização das informações sobre a história de Ilhéus disponíveis.

A data escolhida coincide com a data de doação da Capitania de São Jorge de Ilhéus pelo rei de Évora, em Portugal, a Jorge de Figueiredo Correia, 26 de junho de 1534. 

"Há muito o que se falar sobre a história e a não-história de Ilhéus. E muito da não história foi escrita pela não gente. Ou seja, aqueles que muitos sequer conhecemos. Não podemos chegar aos quinhentos anos deixando arestas. Precisamos pavimentar muitas pontas que estão soltas", disse o presidente da Academia, Pawlo Cidade.

Fazem parte da Comissão Henrique Simões: Ramayana Vargens, Maria de Lourdes Netto Simões, Geraldo Lavigne, Ruy do Carmo Póvoas, Anarleide Menezes, Josevandro Nascimento, Aleilton Fonseca, Luh Oliveira, Maria Schaun e Pawlo Cidade.

domingo, 9 de junho de 2024

PORTARIA Nº 03/2024



Portaria 003/2024 de 08 de junho de 2024.

 

 

Dispõe sobre a indicação de membro para a cadeira nº 9.

 

 

A Academia de Letras de Ilhéus, representada pelo Sr. João Paulo Couto Santos, eleito para o biênio 2023-2025, no uso de suas atribuições,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º — Fica aberta até o dia 9 de julho de 2024 a indicação de membro para a cadeira nº 9, cujo efetivo anterior foi o desembarcador Luiz Pedreira Fernandes.

 

Art. 2º — O(A) candidato(a) à vaga de membro efetivo deverá ser indicado, conforme Estatuto 2024, por três membros efetivos, em ofício próprio, enviado ao presidente, via o e-mail: academiadeletrasdeilheus@gmail.com, com nome completo e breve currículo do(a) indicado(a).

 

Art. 3º — A subscrição da indicação por mais de 03 (três) membros não dispensa o(a) indicado(a) de submeter-se ao processo eletivo.

 

Art. 4º — Esta Portaria entra em vigor a partir da data de sua publicação.

 

 

 

 

João Paulo Couto Santos

Presidente

sexta-feira, 7 de junho de 2024

SESSÃO DA SAUDADE

 


A Academia de Letras de Ilhéus tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a Sessão da Saudade, em homenagem ao confrade Luiz Pedreira Fernandes, dia 7 de junho de 2024, sexta-feira, às 18h30. A saudação será feita pelo confrade Sebastião Maciel Costa.

Luiz Pedreira Fernandes era membro da cadeira nº 9, cujo patrono é Bernardino José de Souza e fundador o escritor Adonias Filho. Empossado como Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) em 1988, viu sua liderança reconhecida ao ser reeleito em 1990. Sua gestão foi caracterizada pelo compromisso com a promoção dos direitos eleitorais e o fortalecimento dos pilares democráticos. No período de 1996 a 1997, assumiu o cargo de Corregedor Geral da Justiça da Bahia, desempenhando um papel crucial na melhoria do sistema judiciário estadual. 

O comprometimento de Luiz Pedreira Fernandes com a comunidade jurídica não cessou com sua aposentadoria. Em 2010, assumiu a presidência da Associação dos Magistrados Aposentados da Bahia (Amap), consolidando-se como uma referência e inspiração para aqueles que seguiram seus passos.


segunda-feira, 3 de junho de 2024

PORTARIA 002/2024



Portaria 002/2024 de 03 de junho de 2024.

 

 

Dispõe sobre a prorrogação de indicações de membros para a cadeira nº 38.

 

 

A Academia de Letras de Ilhéus, representada pelo Sr. João Paulo Couto Santos, eleito para o biênio 2023-2025, no uso de suas atribuições, e em atenção a solicitação dos confrades e confreiras desta confraria,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º — Fica prorrogada até o dia 28 de junho de 2024 a indicação de membros para a cadeira nº 38, cujo efetivo anterior foi o professor Carlos Eduardo Lima Passos.

 

Art. 2º — O(A) candidato(a) à vaga de membro efetivo deverá ser indicado, conforme Estatuto 2024, por três membros efetivos, em ofício próprio, enviado ao presidente, via o e-mail: academiadeletrasdeilheus@gmail.com, com nome completo e breve currículo do(a) indicado(a).

 

Art. 3º — A subscrição da indicação por mais de 03 (três) membros não dispensa o(a) indicado(a) de submeter-se ao processo eletivo.

 

Art. 4º — Esta Portaria entra em vigor a partir da data de sua publicação.

 

 

 

 

João Paulo Couto Santos

Presidente

NOTA DE PESAR





A Academia de Letras de Ilhéus lamenta profundamente a passagem do Confrade Gerson Alves dos Anjos, membro efetivo da cadeira nº 17, exemplo de cidadão, que soube honrar a poesia, no exercício da escrita.

Em tempo, enviamos à família enlutada, o nosso afetuoso abraço de pesar.

Pawlo Cidade
Presidente


Nota: O velório será realizado no SAF/Conquista, a partir das 10h00, do dia 05 de junho. E o sepultamento será no Cemitério São João Batista, às 10h, do dia 06 de junho de 2024.