Páginas

quinta-feira, 29 de julho de 2021

SESSÃO DA SAUDADE HOMENAGEIA O SAUDOSO CONFRADE JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO FILHO




QUEM FOI JOSÉ CÂNDIDO?

Natural de Boa Viagem (CE), o confrade José Cândido de Carvalho Filho, que ocupou a cadeira nº 39 da Academia de Letras de Ilhéus, nasceu em 13 de abril de 1924 e se formou na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia em 1950 — já era licenciado em História pela Faculdade de Filosofia da mesma universidade. Em 1965, obteve o título de doutor em Direito Penal.

Antes de entrar na carreira jurídica, José Cândido foi deputado da Assembleia Legislativa da Bahia por duas legislaturas seguidas, entre 1959 e 1966. Logo em seguida, em 1967, tornou-se juiz federal no mesmo estado. Em 1969, assumiu como ministro suplente do TFR e tomou posse no cargo de juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.

A partir de 1980, atuou como ministro efetivo do TFR, onde exerceu a presidência da 2ª Seção. Foi corregedor-geral da Justiça Federal entre 1987 e 1989 e também presidiu a comissão responsável pelas obras dos cinco tribunais regionais federais criados pela Constituição de 1988.

Depois de tomar posse no STJ, onde presidiu a 6ª Turma e a 3ª Seção, foi ministro substituto e efetivo do Tribunal Superior Eleitoral e corregedor-geral da Justiça Eleitoral. Era casado com Maria da Conceição de Carvalho, com quem teve três filhos: Cesar, Célia Márcia e José Cândido de Carvalho Júnior.

Morreu no dia 25 de abril de 2019, aos 94 anos, em Valparaíso de Goiás (GO).

DIA E HORÁRIO DA SESSÃO DA SAUDADE

A Sessão da saudade, regimentalmente estabelecida pela ALI, será realizada no dia 11 de agosto, às 19h, na sede da Academia, com limitações de pessoas e seguindo todos os protocolos sanitários. A saudação será ministrada pelo doutor Antônio Ezequiel, amigo particular do saudoso confrade. Quem não pude estar presente poderá assistir a sessão pelo YouTube e pelo Facebook da ALI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário