Páginas

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS CONCEDE COMENDA RUI BARBOSA NO DIA 19 DE NOVEMBRO


Adélia Melo, Alessandro Fernandes e Josefa Soares serão os homenageados com a Comenda Rui Barbosa

 

A Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, na pessoa do Reitor Alessandro Fernandes de Santana, a Secretária Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Profa. Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, e a Fundação Fé e Alegria, na pessoa de sua Coordenadora Executiva Regional, Josefa Soares dos Santos, são os contemplados para o recebimento da Comenda Rui Barbosa em 19 de novembro próximo, às 19h30, na sede da Academia de Letras de Ilhéus, na Rua Antôno Lavigne de Lemos. A escolha dos homenageados se deu através de ampla consulta aos acadêmicos, membros daquele sodalício.

 

Instituída pela Portaria nº 01, de 13 de julho de 2021, outorgada pelo presidente da Academia de Letras de Ilhéus - ALI, Pawlo Cidade, com a finalidade de premiar personalidades, órgãos e entidades públicas e privadas, municipais, estaduais e nacionais, que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à Arte, a Cultura e a Ciência de Ilhéus no ano em curso, a Comenda Rui Barbosa será entregue pelo Presidente da Casa de Abel, Pawlo Cidade. Na oportunidade, a ALI reabre a sua sede para realização dos trabalhos presenciais. 

 

Para a categoria Personalidade das artes, da cultura e da ciência foi escolhida a professora e doutora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, atual secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia. A professora Adélia, como é gentilmente conhecida, é formada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Medicina Social, mestrado em Saúde Coletiva e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Foi também reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz.

 

Na categoria Instituição Social, a coordenadora executiva regional, Josefa Soares dos Santos, receberá a comenda pela Fundação Fé e Alegria do Brasil, escritório de Ilhéus. Na Bahia, A Fundação Fé e Alegria atua há 30 anos e é sediada no município de Ilhéus. Desde então, a Fundação se compromete com a promoção social, alinhando suas ações às ações a nível Fé e Alegria nacional e internacional, ofertando, especificamente, no bairro Nossa Senhora das Vitórias Educação Formal para 480 educandos e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para 120 atendidos.

 

A Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, receberá a comenda na categoria Instituição Pública, pelos excelentes serviços prestados à educação.  Situada no eixo eixo Ilhéus-Itabuna, na Região Cacaueira, a UESC está no ranking das melhores universidades brasileiras. Em 1972, resultante da iniciativa da CEPLAC, as escolas isoladas (Faculdade de Direito de Ilhéus, Faculdade de Filosofia de Itabuna, e Faculdade de Ciências Econômicas de Itabuna) congregaram-se, formando a Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna - FESPI. Em 1991, foi estadualizada. Seu atual reitor, Alessandro Fernandes, para honra da ALI, receberá a merecida homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário