Páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2022

AUTORES FAZEM LANÇAMENTO COLETIVO DURANTE A 5a FESTA LITERÁRIA DE ILHÉUS



Durante a programação da 5ª. Festa Literária de Ilhéus, haverá um lançamento coletivo com diversos autores das editoras Via Litterarum e da Editora Plante. Esta última estará sob a organização da escritora Neila Bruno com os livros 1 e 2 da Coletânea Novos Autores. Entre eles, Adriano dos Santos Albuquerque, Daniel Cruz, Daniella Cury, Aleelba Melo. “A leitura dos diversos textos que compõem esta antologia, organizada com empenho e carinho por Neila Bruno, nos oferece uma rica oportunidade de conhecer novos autores de várias partes do país. São contos, minicontos, contos levemente fantásticos, crônicas e depoimentos, mas sobretudo registros de histórias de vida e de diferentes visões de mundo”, destaca Heidi Strecker, prefaciador das coletâneas.

Já a Editora Via Litterarum, coordenada pelo escritor Agenor Gasparetto traz os lançamentos dos autores Elane Nardoto Rios com o livro “Filosofias Femininas... da Vida Experimentada”; Leila Oliveira, “Asas”; SK Costa, “Portas e Gatos”, “Pássaros Místicos Suindara”, “Pássaros Místicos Colibri”; Mariana Souza, “A Lição do Mago”; Lino Arnulfo Vieira Cintra, “Os desafios do tempo”, entre outros.

O lançamento coletivo será às 18h, na quinta-feira, dia 14 de julho, na sede da Academia de Letras de Ilhéus, Rua Antônio Lavigne de Lemos, 39, Centro.





AUTORES E OBRAS

Editora Via Litterarum

Elane Nardoto Rios - Filosofias Femininas ... da Vida Experimentada

Margarida Fahel - A casa da Esperança Não Era Verde

Maria Luiza Heine - Memória e História; Lições de um Vírus Assustador

SKCosta - Portas e Gatos; Pássaros Místicos Suindara; Pássaros Místicos Colibri

Leila Oliveira – Asas; Trenzinho

Mariana Souza - A Lição do Mago (Livro 1)

Lino Arnulfo Vieira Cintra - Os Desafios do Tempo

Albione Souza Silva - Os Despossuídos da Terra; Conflitos sociais no campo e representações dos trabalhadores rurais na produção intelectual de Euclides Neto (1946- 1996)

Bira Lima - Kúesis

Jorge de Souza Araujo - E o que me sobra agora é meu tesão; Confissões de emparedado contra a morte endêmica, a canonização da estupidez e a moral defunta; Agenda de Emoções Extraviadas; Invocação e retorno a Beatriz; Do Amor: virtudes, males, dissabores e alguns textos mais inspiradores, pois onde falta houver, sobram carências, fraturas, mágoas, duras dissolvências. Estudo e Antologia

Ruy do Carmo Póvoas - Confessionário

Domingos Ailton - Os Magos do Oriente

Egnaldo França (Organizador) - Labor de Poetas – Coletânea de Causos Poéticos

Piligra – A Menina que Pescava Estrelas; 100 Palavras em 64 Sonetos


Editora Plante

COLETÂNEA NOVOS AUTORES – VOLUME 1

Adriana Soares Melo - Mafalda

Adriano dos Santos Albuquerque - A Matemática e a adaptação dos tempos difíceis

Adriano dos Santos Albuquerque - Minha querida Valença, minhas saudosas

lembranças

Aissi Braga - Para saber se amar

Aleelba Jesus de Melo - Cadu e o camaleão colorido

Anaisa Mira dos Santos - O sobrevivente

Damares Dantas - Sol de verão

Dometilia Paula Cunha Sampaio - O corte dá vida e sua espera

Donato Prado - Uma carta, um anel e um pêndulo

Elineia de Jesus Santos - Um amor de quatro patas

Franciele Chies Poloni - A metamorfose da Vida

Gláucia Klis Santos de Carvalho - O bilhete

Gracilen Gonçalves Almeida Santos - A menina que recortava e colecionava sonhos

Luana Brasil Bruno Ramos - Pureza

Samir Brune Ferraz de Morais - Três segundos

Simone Caetano - Reverso da Tristeza

Tácio Dé - O Incêndio

Zenildo Santos Silva - Menino brinca de boneca?

COLETÂNEA NOVOS AUTORES – VOLUME 2

Adriano dos Santos Albuquerque - E aí, qual é o verdadeiro sentido da vida?

Daniel Cruz - O dia em que a Noite engoliu Pedro

Daniel Cruz - Visita Insólita

Daniella Cury - Aves de Verão

Danielle Lopes - Salto agulha

Dometilia Paulo Cunha Sampaio - O Mar

Elenice de Jesus Santos - O Sonho da Menina do Interior

Franciele Chies Poloni - A Boneca de Pano

Luiza Belletato - A saga ouriço cacheiro

Luiza Belletato - Uma noite sob as estrelas

Ronaldo Alves de Azevedo - A Partida

Sãozinha Fernandes - A Caminha Mágica

Sara Andreozzi Petrilli do Nascimento - O túnel do tempo

Simone Caetano - Lar dos pets

Tácio Dé - O Bajulador

Wgneide Fonseca - Professora opressora ou professora libertadora?

 

terça-feira, 21 de junho de 2022

RITA SANTANA É ELEITA PARA A CADEIRA 37




Rita Santana é a mais nova eleita da Academia de Letras de Ilhéus. Ocupará a cadeira 37 que pertenceu ao saudoso desembargador Mário Albiani. Ela nasceu em Ilhéus, em 1969. É atriz, escritora e professora. Em 1997, graduou- se em Letras com habilitação em língua francesa pela Universidade Estadua l de Santa Cruz. Em 2007, cursou pós-graduação lato sensu em História Social e Cultura Afro-brasileira. Como atriz, atuou em peças infantis com destaque para PLUFT, o fantasminha, de Maria Clara Machado. Participou de recitais de poesia e feiras culturais no interior da Bahia, explorando o teatro de rua, sendo uma das fundadoras do grupo Caras e Máscaras (Ilhéus, 1990 -1995). Rita Santana recebeu o prêmio de melhor atriz regional em 1994 e integrou o elenco de Dona Flor e seus Dois Maridos, adaptação do romance homônimo de Jorge Amado, com direção de Fernando Guerreiro (Ilhéus/Salvador,1992). Participou do elenco de Renascer, telenovela exibida pela Rede Globo e do filme Tieta do Agreste, de Cacá Diegues, em 1995. Atuou ainda em outras produções, como Era uma vez na mata, espetáculo infantil de Rita Brito (1998).

Como escritora, Rita Santana publicou seus contos no Diário da Tarde, em Ilhéus, e no suplemento cultural do jornal A Tarde, de Salvador. Foi uma das coordenadoras do projeto Universidade em Verso na UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz. Apaixonada pela arte, em 2004 venceu o Prêmio Braskem de Cultura e Arte – Literatura, para autores inéditos, que possibilitou a publicação de seu primeiro livro de contos, Tramela. Seus contos trazem paisagens e situações que representam nossa cultura grapiúna.

Em 2005, participou da antologia Mão Cheia e da Bienal do Livro da Bahia, no projetoPorto da Poesia, organizado pela revista Iararana. Seu segundo livro, Tratado das Veias, de poesia, foi selecionado em 2006 pela Fundação Cultural do Estado e publicado pelo selo As Letras da Bahia. Neste mesmo ano, consta do Dicionário de Autores Baianos, publicação da Secretaria Estadual da Cultura. Em 2007, a autora participa da Bienal do livro da Bahia, no café literário, e tem seus poemas publicados em diversos sites.

Em 2008, por ocasião do dia Internacional da Mulher, publicou na Folha Literária o poema “Armada”, com grande repercussão nos meios literários.

Em 2012, vem a público o livro Alforrias, numa bela edição da Editus/UESC, sob a direção de Maria Luiza Nora, com poemas de elaboração sofisticada que atestam o amadurecimento da autora na arte da palavra.

Em 2019 publicou Cortesanias (poesia), pela editora Caramurê, um livro de grande exuberância imagística e um lirismo de alto nível.

Em 2019, foi a poeta convidada a representar o Brasil no Festival Internacional de Poesia de Buenos Aires.

Em 2020 participou da antologia Nuestra Poesía Contemporánea, com poemas em espanhol, para difusão na Colômbia.

Trata-se de uma intelectual madura, produtiva e compromissada com nossa literatura, bastante conhecida por sua intensa participação em ações culturais, em feiras literárias e eventos institucionais, nos quais sempre destaca suas origens ilheenses e seu compromisso com nossa cultura. Reconhecemos em RITA SANTANA a condição de escritora brilhante e intelectual madura e atuante, consciente das necessidades culturais de nosso tempo, ciente da função social e democrática da Academia e suas responsabilidades na formação das novas gerações.

Ao ser avisada, Rita Santana pediu para transmitir a todos seu agradecimento, com estas palavras: "Estou muito emocionada e feliz pelo carinho. Serei uma companheira nos sonhos da Academia. Um abraço a todos."

 

CONVOCAÇÃO



CONVOCAÇÃO PARA REUNIÃO ORDINÁRIA EM 21 DE JUNHO DE 2022 

A ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS CONVOCA SEUS MEMBROS PARA REUNIÃO ORDINÁRIA A REALIZAR-SE EM 21 DE JUNHO DE 2022, DE FORMA REMOTA, ÀS 19:00 HORAS EM PRIMEIRA CHAMADA E AS 19:10 EM SEGUNDA CHAMADA VALIDANDO-SE AS DECISÕES COM O NÚMERO DE ACADÊMICOS PRESENTES: 


SERÃO PONTOS DE PAUTA: 

DEFINIÇÕES SOBRE ELEIÇÃO E PREENCHIMENTO CADEIRA N. 37, VAGA PELO PASSAMENTO DO CONFRADE MÁRIO ALBIANI. 
O QUE OCORRER 

O LINK PARA A REUNIÃO SERÁ FORNECIDO OPORTUNAMENTE 


SAUDAÇÕES CORDIAIS, 



ILHÉUS, 15 DE JUNHO DE 2022. 



PAWLO CIDADE - PRESIDENTE 

JANE HILDA M. BADARÓ – SECRETÁRIA GERAL

sexta-feira, 17 de junho de 2022

ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS RECEBE HOJE LANÇAMENTO DA BIOGRAFIA DE HAROLDO LIMA



Hoje, sexta-feira, dia 17, na Academia de Letras de Ilhéus, às 19h, teremos o lançamento da biografia do ex-deputado federal, ex-presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e dirigente histórico do PCdoB, Haroldo Lima.

O político faleceu em março de 2021, vítima de complicações da Covid-19, aos 81 anos. A biografia de Haroldo Lima: “Coragem e Dedicação à Luta do Povo”, tem organização do ex-deputado federal Aldo Arantes e já foi lançado em diversos municípios, como Salvador e Itabuna.

Em Ilhéus, o lançamento do livro sobre a vida de Haroldo Lima, tem a preleção do acadêmico e ex-prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro.

Haroldo Borges Rodrigues Lima – Baiano de Caetité, nascido em 07/10/1939, o político foi líder do PCdoB na Constituinte de 1988. Haroldo teve papel destacado em defesa do povo brasileiro e dos interesses nacionais. Disse sim a todas propostas dos trabalhadores e dos movimentos populares democráticos.

Sua atuação parlamentar na Constituinte teve avaliação nota dez pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), na Câmara Federal teve 5 mandatos consecutivos, entre 1983 e 2003, e liderou a bancada do partido por diversas vezes.

quarta-feira, 15 de junho de 2022

"ARTE DA ESCRITA" É TEMA DE WORKSHOP NA FESTA LITERÁRIA COM IVO KORYTOWSKI



O workshop "A ARTE DA ESCRITA" será dividido em três partes. A primeira trata da importância do hábito da leitura, a partir dos textos “Uma Amizade Antiga”, de Cyro de Mattos e “O Melhor Amigo do Homem” de Ivo Korytowski. Na segunda parte, Ivo fala propriamente da arte da escrita com dicas para o escritor melhorar seu estilo de escrita fazendo referência a trechos do livro “A Arte da Escrita” do próprio Ivo. E por fim na terceira e última parte ele trata dos erros gramaticais mais comuns e como evitá-los durante a escrita.

Ivo Korytowski é escritor com duas obras premiadas pela UBE, tradutor consagrado, lexicógrafo, filósofo pela UFRJ, pesquisador da história do Rio, blogueiro e Youtuber. 

A POESIA MODERNISTA NA CONTEMPORANEIDADE É A MESA DE ABERTURA DA 5a FESTA LITERÁRIA DE ILHÉUS



Como a poesia modernista tem se comportado na contemporaneidade? Seria a poesia contemporânea uma reação ao capitalismo de consumo extraindo do homem moderno seu individualismo? A poesia modernista surgiu para experimentar novas técnicas e criações artísticas? Os poetas André Rosa, Geraldo Lavigne e Aleilton Fonseca falam de sua poesia e dessa intricada relação entre modernismo e contemporaneidade. Ao fim da mesa, haverá sessão de autógrafos do livro “Modernismo Plural”, organizado por Aleilton Fonseca e Nelson Cerqueira. A mediação será da poeta Cátia Hughes.


Mesa 1 - A poesia modernista na contemporaneidade
Com: André Rosa, Geraldo Lavigne, Aleilton Fonseca
Mediação: Cátia Hughes
Local: Palácio Paranaguá
Horário: 9h.
Entrada gratuita.

clique aqui e veja a programação completa da FLI.

VIVIANE MOSÉ ABRE A 5a. FESTA LITERÁRIA DE ILHÉUS




 

A abertura da 5a. Festa Literária de Ilhéus, dia 13 de julho, às 19h, no Palácio Paranaguá, antiga sede da prefeitura de Ilhéus, terá a conferência de Viviane Mosé.

Viviane Mosé é capixaba, psicóloga e psicanalista, graduada pela Universidade Federal do Espirito Santo, onde tornou-se especialista em Elaboração e Implementação de Politicas Públicas. É Mestre e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ.

É autora de doze livros entre poesia, filosofia, educação, tendo duas indicações ao Prêmio Jabuti, Stela do Patrocínio – Reino dos bichos e dos animais é o meu nome, de 2002, e A Escola e os desafios contemporâneos, de 2013. Em 2005 e 2006 escreveu e apresentou a Série Ser ou não Ser no Fantástico da TV Globo onde trazia temas de filosofia para uma linguagem cotidiana. Em 2008 escreveu e apresentou a série Ser ou não ser? /Educação exibida no canal Futura, e em 2017, no mesmo canal apresentou os 40 episódios da série Janelas da Inovação, com experiências exitosas em educação.


quinta-feira, 2 de junho de 2022

HOJE NO TERTÚLIAS ACADÊMICAS TEM MARIA LUIZA HEINE


 

Hoje é a vez de Maria Luiza Heine, confreira da cadeira 20, doutora em educação, Mestra em Desenvolvimento regional e meio ambiente, Especialista em História Regional, Especialista em novas tecnologias em Educação, Filósofa, professora universitária, escritora e historiadora, participar do Tertúlias Acadêmicas.

O Tertúlias Acadêmicas tem início às 19h, pelo Instagram da ALI.