O fotógrafo e memorialista José Nazal Pacheco Soub tomará posse na Academia de Letras de Ilhéus no dia 13 de dezembro de 2024, às 18h30. Ele ocupará a cadeira de nº 38, cujo efetivo anterior foi o professor e advogado Carlos Eduardo Lima Passos da Silva. A cadeira nº 38 temo como patrono Virgílio de Lemos e fundador Nestor Passos.
O memorialista e fotógrafo José Nazal Pacheco Soub nasceu em uma família cujo pai, Lucio Soub, veio para a região do cacau numa leva de imigrantes do Oriente Médio e por parte do avô materno, dr. Raimundo Pacheco, juntamente com a avó Ester, que muito contribuíram para nossa cidade com serviços médicos e sociais. Sua mãe, conhecida como Amelinha e suas tias foram professoras fundadoras de colégios sendo fundamentais para a educação de algumas gerações da população ilheense.
José Nazal aprendeu a amar Ilhéus vendo seus familiares trabalhando por seus destinos. Ingressou no curso de Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, em 1975, mas não concluiu. Entretanto, sua paixão pela fotografia amadora teve início ainda quando cursava o científico no Instituto Nossa Senhora da Piedade, mas se tornou sua profissão vinte anos depois quando passou a colecionar e publicar fotos de sua coleção, publicando seu primeiro trabalho em julho de 1977, onde comparava fotos de períodos anteriores com as daquele momento.
Em 2005 lançou a primeira edição do livro Minha Ilhéus, onde apresenta fotos e textos históricos de diversos autores, esse livro teve edições posteriores com ampliações e atualizações. É membro do Instituto Geográfico e Histórico de Ilhéus.
Em abril de 2024, nosso futuro confrade, recebeu o título honorífico de Doutor Honoris Causa, pela Universidade Estadual de Santa Cruz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário