segunda-feira, 16 de junho de 2014

CRÔNICA


AQUI FOI A CASA DE SEU FULANO
PROF.LIMA
         
Das guerras entre os povos antigos, uma se destaca: a dos gregos e troianos  descrita por Homero no famoso poema ILÍADA.Discute-se a respeito de sua historicidade; restos, porém, de uma cidade de mais de uns 1200 anos antes de Cristo, na Turquia, são atribuídos a Tróia, palco dos sangrentos acontecimentos.Segue  o resumo da história segundo o citado poema. A guerra de Tróia foi um conflito entre gregos e troianos. Aconteceu por causa do rapto da princesa grega Helena (esposa do rei Menelau), mulher de extrema beleza. O príncipe troiano, Paris, foi a Esparta, apaixonu-se por Helena e a raptou.Com o rapto da esposa, o rei Menelau, enfurecido,  fez com que os  gregos  organizassem um exército  descomunal, com  inúmeros navios.Tróia ficou cercada por  dez anos  e o conflito terminou somente após a execução do plano de  Ulisses, o mais atilado entre os gregos . Sua idéia   foi presentear os troianos com enorme cavalo de madeira, dando a entender que os gregos  desistiam   da guerra e o cavalo era um presente de paz. Os troianos  deixaram o  cavalo ser conduzido para dentro   da cidade. Após  longa noite de festejos, os troianos foram dormir exaustos. Nesse momento, os guerreiros gregos, escondidos dentro do cavalo, saíram e abriram  os portões das muralhas para os outros entrarem. Tróia  foi literalmente arrasada.
                
A propósito, me vem à memória esta frase de sabor virgiliano: Hic quondam Troya fuit.Aqui já  foi a cidade de Tróia.A qual agorinha “ouço” da boca de D.Quijote derrotado: “Aquí fue Troya”.

A história da guerra e a frase  me vieram à mente por causa da destruição de velha e espaçosa  casa ao lado da nossa para a construção de grande edifício. Desde agora, quem  passar por esta rua poderá dizer:Aqui foi a casa de Dona N.N, frase que transformo no titulo desta crônica: AQUI FOI A CASA DE SEU FULANO.Esse fulano poderá ser o Doutor Tal, o famoso cantor Tal, o renomado ator Tal,o notável homem público Fulano de Tal,que já se  foram ou irão  da mesma forma que sua casa foi ou um dia irá.Lembro-me de que o extraordinário astro da TV dos USA, Dom Fulton Sheen, padre conciliar,de saudosa memória, disse certa vez que com as guerras arrasadoras de hoje, um dia se poderia falar assim: Aqui já foi New York.Referindo-me a estes dizeres, numa reunião de professoras do FISK,uma delas recordou o episódio da destruição das duas Torres, símbolos da grandeza do Estados Unidos.E agora me lembro também da tremenda conclusão  dos cientistas: que as geleiras   do polo sul    estão se derretendo em ritmo  acelerado  com as mais trágicas conseqüências para a terra.E mais uma lembrança através destes fatos, a advertência  de São Paulo aos Coríntios  A figura deste mundo passa! ( ICor.7,31) De fato, cedo ou  tarde poderão dizer sobre determinadas casas: AQUI FOI A CASA DE SEU FULANO, e ainda:  SEU FULANO “FOI”....ISSO E AQUILO...porque  “ a figura deste mundo passa.”

Recebi ultimamente importante e-mail onde o autor relaciona a velhice com a lei da entropia: “A energia de um corpo tende a se degenerar e com isso  a desordem do sistema aumenta.”  Assim, tudo  o que foi composto será destruído .Se você deixar seu carro dez anos desamparado  sobre um monte,você o encontrará todo corroído. É a mesma lei que leva o ser humano à velhice.Depois de certo ponto,começa tudo a decair, a enfraquecer.Inútil  esticar de cá,esticar de lá.

Conclusão: aproveite o presente para agradecer a Deus por tudo, para fazer o bem, sorrir, gozar da vida, sem se desesperar quando alguma coisa  morre, porque afinal tudo aqui morre.   

profalsantos@gmail.com  membro da Academia de Letras de Ilhéus/Ba e da Academia Valadarense de Letras de GV/MG


Nenhum comentário:

Postar um comentário