quinta-feira, 2 de abril de 2015

ACADEMIA REABRIU OS TRABALHOS COM POESIA DE CASTRO ALVES NA PRAÇA QUE LEVA SEU NOME


Acadêmicos presentes: Pawlo Cidade, Josevandro, Neuza, André Rosa, Geraldo Lavigne e Gerson dos Anjos

Todo início de abertura dos trabalhos de cada ano, (14 de março) depositar flores no busto do poeta Castro Alves e recitar seus versos, é mais que uma obrigação, é uma celebração ao grande poeta dos escravos. Castro Alves nasceu no dia 14 de março. Data em que comemoramos o Dia Nacional da Poesia. Por coincidência ou não, quando foi fundada no mesmo dia em 1959, a Academia de Letras de Ilhéus já tinha pronto o seu lema: Patriae Litteras Colendo Serviam – Servir à Pátria cultuando as letras.

Encontro de poetas, José Delmo e o busto de Castro Alves

As comemorações iniciaram às 17h30, na Praça Castro Alves, bem em frente à Biblioteca Pública Adonias Filho, na Avenida Soares Lopes. O poeta e ator José Delmo recitou poemas de Castro Alves e de sua autoria. Depois foi a vez de estudantes do Colégio Ideal também prestar homenagem ao poeta. Em seguida, os confrades se reuniram na Academia de Letras de Ilhéus para a posse do segundo mandato do presidente Josevandro Nascimento e sua diretoria. Em seguida, antes mesmo da emocionante palestra da Dra. Olívia Barradas, o poeta José Delmo recitou um trecho do livro “As Velhas”, do autor centenário Adonias Filho.

A palestrante Olívia Barradas (FOTO) optou por falar sobre o escritor Adonias Filho revelando curiosidades sobre sua vida privada e de como os dois se conheceram. Falou de suas amizades e de como ele foi considerado um arquiteto e engenheiro da narrativa, sobretudo no livro que destacou: “Luanda, Beira, Bahia.” Salientou que “o historiador tem compromisso com o fato histórico, mas, o romancista tem compromisso com o verossímil.”


Diversas autoridades civis e militares estiveram presentes. Por fim, o presidente fez um breve relato das atividades de sua diretoria no biênio 2013-2015 reafirmando que ainda tem muito o que fazer pelas letras em Ilhéus. Lembrou o saudoso Barão de Popof

Nenhum comentário:

Postar um comentário