quarta-feira, 16 de março de 2016

PREFEITO ASSINA CONVÊNIO COM A ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS

 Pawlo Cidade (Secretário Geal) Josevandro Nascimento (Presidente da ALI) e o Prefeito Jabes Ribeiro

Durante a sessão de abertura dos trabalhos da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), que homenageou a escritora Zélia Gattai, na noite de segunda-feira, 14, o prefeito Jabes Ribeiro assinou convênio de cooperação com a instituição, com o objetivo de subsidiar atividades de caráter cultural. O presidente da ALI, Josevandro Nascimento, lembrou a contribuição do prefeito (também membro da Academia), em mandato anterior, para a existência da sede da entidade.

A data de 14 de março é tradicional na história da Academia de Letras de Ilhéus, dedicada ao aniversário de fundação da casa, ao Dia de Castro Alves, ao Dia Nacional da Poesia e à abertura dos trabalhos acadêmicos. Além dos imortais, a solenidade contou com as presenças de escritores, jornalistas, ativistas culturais, da primeira-dama Adryana Ribeiro, o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), da ialorixá Ilza Mukalê, o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Nei Rodrigues, o secretário de Comunicação Social, Valério de Magalhães, o chefe de Gabinete, Victor Veiga, entre outros.

O convênio, de acordo com o gestor, “vai auxiliar na manutenção das atividades desta casa das letras e demonstra a preocupação da atual administração em apoiar as mais diversas instituições de nossa cidade”. O prefeito enfatizou ainda os compromissos mantidos pela transformação do Palácio Paranaguá no Museu da Capitania de Ilhéus e de conclusão da recuperação total do Teatro Municipal.

Zélia – Coube à professora e acadêmica Eliane Sabóia proferir palestra com o tema “Zélia e Ilhéus, Zélia em Ilhéus”, que abordou a relação mantida entre a escritora, fotógrafa pessoal e esposa do escritor grapiúna Jorge Amado, e a cidade que inspirou sua carreira literária.   Saboia lembrou que, assim como Jorge Amado, Gattai foi membro da Academia de Letras de Ilhéus, cuja posse ocorreu em 15 de fevereiro de 2002, durante cerimônia ocorrida no Centro de Convenções, tendo ocupado a mesma cadeira do seu companheiro.
Após a solenidade, os acadêmicos e demais convidados homenagearam com parabéns o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, que aniversaria também na data de 14 de março. Ribeiro, por sua vez, agradeceu a manifestação de todos em nome da primeira dama Adryana Ribeiro e de Jeanne Ribeiro, sua irmã, que prestigiou o evento. 


Por sua vez, o secretário da Academia de Letras de Ilhéus, Pawlo Cidade, reforçou a importância do convênio de cooperação financeira, “já que esta casa depende da sensibilidade de seus integrantes, do poder público e da sociedade, para continuar mantendo suas atividades, sendo a principal a difusão da leitura, do saber entre os nossos conterrâneos”.

Texto: Secretaria de Comunicação/PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário