quarta-feira, 7 de setembro de 2016

COMENDA ABEL PEREIRA SERÁ ENTREGUE AO INSTITUTO NOSSA SENHORA DA PIEDADE PELO SEU CENTENÁRIO



No ano em que completa 100 anos, o Instituto Nossa Senhora da Piedade recebe no próximo dia 16 de setembro a Comenda Abel Pereira. Trata-se da maior honraria desta academia a ser entregue à personalidades, instituições e organizações da sociedade civil que prestaram relevantes serviços à educação e a cultura do nosso Município. 

O evento está marcado para às 18h30, na sede da Academia de Letras de Ilhéus.

Quem foi Abel Pereira? 


Abel Silva Pereira nasceu na cidade de Ilhéus, na Bahia, em 1908, filho de Felisberto da Silva Pereira e de Emilia Mundi Negrão Pereira. Sua vida literária pode ser acompanhada através das inúmeras instituições especializadas a que pertence, bem como por meio dos vários periódicos com os quais colaborou.

Fundador da Academia de Letras de Ilhéus, Bahia, foi também o seu primeiro Presidente. Ainda nesse Estado, pertence ao Instituto Histórico. Abel Pereira é membro de muitas outras instituições culturais, dentre elas a Associação Brasileira de Imprensa, a Sociedade dos Homens de Letras do Brasil, A Ordem dos Velhos Jornalistas do Brasil, a União Brasileira dos Escritores, a Academia Maçónica de Letras, a Academia Guanabarina de Letras, a Academia Brasileira de Literatura (Rio).  

Livros:  "Colheita" — em 1957 e — "Poesia até Ontem" —  em 1977 "Mármore Partido", seguindo a mesma linha haikaistica de "Colheita" e de "Poesia até Ontem.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário