sexta-feira, 1 de abril de 2022

TRATADO DE ALQUIMIAS DO VERBO E DO VERSO, NOVA OBRA DE CIRO BARBUDA, QUE SERÁ LANÇADO NA ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS



“Tratado de alquimias do verbo e do verso” é a mais nova obra de Ciro Barbuda, poeta soteropotalino residente em Porto Seguro, membro da Academia de Letras do Brasil – Seccional Eunápolis (Cadeira n.° 3) e doutor em Estado e Sociedade pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). 

Por ser dividida em quatro partes, como as antigas obras dramatúrgicas da Grécia, a tetralogia constitui a recolha de sua produção poética durante os últimos 18 anos. Tem como pano de fundo o universo mágico da alquimia poética, por meio do qual o autor busca promover a transmutação do leitor através do elixir da palavra.

Cada um dos volumes do Tratado (I - Ácidos, II - Bases, III - Sais e IV – Óxidos) pretende estabelecer re(l)ações alquímico-poéticas, respectivamente, com o universo esotérico dos quatro elementos (fogo, água, terra e ar), segundo as tradições orientais, fazendo-os reagir com os quatro humores ou temperamentos humanos (colérico, fleumático, melancólico e sanguíneo), catalogados segundo a medicina de Galeno e Hipócrates, em permanente interação com as quatro dimensões filosóficas do homem (espírito, alma, corpo e mente).

Nessa perspectiva, o mote da obra é a tentativa de ressignificar os nossos males, transformando a substância de nossas dores pelo poder alquímico do verbo, que se transmuta primeiramente na palavra escrita do verso para, em uma segunda etapa de transmutação, atingir outras tessituras com o reverso da palavra declamada.

Os livros são editados em copyleft, sem fins comerciais, e por isso podem ser livremente reproduzidos e transformados em outras obras pelos usuários. O autor é ativista do movimento das creative commons e milita no campo dos direitos humanos com a questão fundiária indígena.

O box do Tratado, contendo os quatro livros impressos é oferecido, durante as sessões de autógrafo, pelo valor simbólico de R$ 70,00 (setenta reais), correspondente ao custo de diagramação e frete da obra. Parte da tiragem do Tratado é destinada a projetos culturais, comunitários e bibliotecas públicas, pois o autor acredita na função social da arte. A edição foi consumada, de forma totalmente independente, no âmbito do Selo Faça Ocê Mesmo, organizado pelo escritor Matheus Peleteiro, e as capas do box e dos quatro livros são assinadas pelo renomado ilustrador Nelson Provazi.

Os lançamentos estão previstos para ocorrer nas três cidades litorâneas que sediaram, um dia, as antigas capitanias hereditárias (1534), as quais conformavam o que hoje se conhece como Bahia:

- Salvador, a 21 de dezembro de 2021, no café Palles, a partir das 17h;

- Porto Seguro, a 26 de março de 2022, no espaço cultural O Livreiro, a partir das 17h; e

- Ilhéus, a 8 de abril de 2022, na sede da Academia de Letras de Ilhéus, a partir das 18h.

Outras publicações do autor:

Porta Entreaberta (poesia, editado pela Funceb/Egba – Selo Editorial Letras da Bahia, 2004), 
Princípios do direito autoral (direito, editora Lumen Juris, 2015)

Faça parte você também desse projeto sociocultural. Compareça e divulgue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário