quinta-feira, 3 de abril de 2025

CADEIRA 23 — MEMBRO EFETIVO




GERALDO LAVIGNE DE LEMOS

 

Membro da Cadeira nº 23

Data de nascimento: 30 de outubro de 1986

Data de posse: 19 de setembro de 2014

Efetivo anteriores: Ramiro Berbert de Castro, Demóstenes Berbert de Castro, Euclides José Teixeira Neto, Mário de Castro Pessoa.

Patrono: Gutemberg Berbert de Castro
Fundador: Ramiro Berbert de Castro

 

Breve currículo

 

Geraldo Lavigne de Lemos é advogado, pesquisador e poeta. Especialista em Gestão Pública e em Direito Notarial e Registral, mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, doutorando em Energia. Atua em consultivo, preventivo e contencioso estratégico, nas especialidades de Direito Civil, Contratos, Imobiliário, Energia, Ambiental, Responsabilidade Civil e Terceiro Setor. Acredita na advocacia com propósito, exercida de forma objetiva, técnica, digital e humana. Valoriza relações interpessoais e ambientes criativos, íntegros e de aprendizado. Cria soluções estratégicas em questões jurídicas complexas, processuais ou não. Desenvolve saídas contratuais e transaciona negócios inovadores, multilaterais e em conflito. Desempenha advocacia especializada e de assistência plena, com presteza e eficiência. Publicou dois artigos científicos na Diké (2010 e 2012) e organizou o livro Legislação Simbólica: uma realidade constatada (2012). 


Pesquisador no Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCG2I). Membro da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ), da Comissão Especial de Direito Imobiliário (OAB/SP) e da Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action (LACLIMA). Membro do corpo editorial do Boletim Redireito. 


Publicou literatura nas revistas Revista da Academia de Letras da Bahia, Estante (Academia de Letras de Ilhéus), Cult (Seção Oficina Literária, on-line), Diversos Afins, Mallarmargens, Subversa, InComunidade, Ser MulherArte, Acrobata e Gueto, nos jornais Diário de Ilhéus (Ilhéus/BA), Fuxico (Feira de Santana/BA) e A Gazeta (Vitória/ES) e nos blogues LiteraturaBR e Poeta de Praça Vazia. Foi curador do II Festival Literário de Ilhéus e coorganizador do V Festival Literário de Ilhéus (3ª Festa Literária de Ilhéus) e do I Festival Literário Sul-Bahia, parecerista ad hoc da Editus e membro de comissão julgadora de concursos literários.

 




Obras publicadas

 

Primeira poesia revisitada (Patuá, 2023)
Poesia de Aluvião: novos territórios da literatura sul-baiana contemporânea (Patuá, 2022)
Poética da existência (Patuá, 2019)
Poemas furta-cores (Editus, 2018)
Massapê: solo de poesia (Mondrongo, 2016)
Alguma sinceridade (Mondrongo, 2014)
Amenidades (Mondrongo, 2014)
À espera do verão (Mondrongo, 2011)

 

Redes Sociais

 

https://www.instagram.com/geralavigne


https://www.facebook.com/geraldo.lavigne


https://www.youtube.com/geralavigne


https://www.linkedin.com/in/geraldolavignedelemos


https://x.com/geraldolavigne