segunda-feira, 14 de abril de 2025

SOBRE MÁRIO VARGAS LLOSA





SOBRE MÁRIO VARGAS LLOSA
Cyro de Mattos(*)


"Mario Vargas Llosa integrou o grupo formado por Carlos Fuentes, Jorge Luís Borges, Gabriel García Márquez, Augusto Roa Bastos, Alejo Carpentier, José Revueltas, Julio Cortázar e outros". 


Mário Vargas Llosa, esse magnífico escritor peruano, de atuação importante na política de seu país, deixou o reino dos humanos. Fez parte da geração de escritores latino americanos que irrompeu na Europa com uma literatura moderna, na segunda metade do século XX. 

Uma literatura que causava espanto aos meios literários da Europa, apresentando-se com técnica avançada, desenvolvida em torno do homem com sua problemática existencial, social e inquietações muitas vezes em ambiente mágico. Os personagens como anti-heróis não mais fixados nos limites estreitos de um regionalismo telúrico, fotográfico e realista. 

Neste sentido, Mario Vargas Llosa integrou o grupo formado por Carlos Fuentes, Jorge Luís Borges, Gabriel García Márquez, Augusto Roa Bastos, Alejo Carpentier, José Revueltas, Julio Cortázar e outros. 

E dizer que em 1982 participei da antologia Latinamerikas Spejl (Espelho da América Latina), da Editora Vindrose, de Copenhague, organizada pelos professores doutores Uffe Harder e Peter Poulsen, da qual fazia parte Mario Vargas Llosa. Participei com a novela Ladainha nas Pedras (Klagesang i klipperne), do livro Os Brabos, Prêmio Afonso Arinos da Academia Brasileira de Letras. 

Na antologia publicada na Dinamarca participam Alejo Carpentier, José Donoso, Juan Carlos Onetti, Juan José Arreola, Julio Cortazar, Uslar Pietri, Jorge Luís Borges, Mário de Andrade, Aníbal Machado, Carlos Drummond de Andrade e Miguel Angel Astúrias.

Até hoje agradeço a Deus esse presente caído do céu.

(*) Cyro de Mattos é membro da cadeira nº 16, da ALI. É também membro da Academia de Letras de Itabuna - ALITA e Academia de Letras da Bahia (ALB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário