quarta-feira, 12 de novembro de 2025

POETA CÁTIA HUGUES TOMA POSSE NA ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS NESTA SEXTA-FEIRA, 14


Eleita em 16 de setembro, a educadora e poeta Cátia Maria Carneiro de Sena Hughes, tomará posse na cadeira 17, que anteriormente ocupada pelo também poeta Gerson dos Anjos, que tem como patrono Epaminondas Berbert de Castro e fundador Raimundo Brito na sexta-feira, dia 14 de novembro, às 19 horas na Academia de Letras de Ilhéus (ALI), presidida pelo confrade Josevandro Raymundo Ferreira Nascimento (cadeira 14).

O confrade Efson Lima, ocupante da cadeira n.º 40, da ‘Casa de Abel”, foi designado pela presidência da Academia para receber a nova acadêmica.

“Quero expressar a minha felicidade em poder fazer parte da Casa de Abel. Agradeço a todas e todos pelo olhar generoso para comigo. Esse momento, tão precioso, sempre será evocado com os olhos da alegria. Fazer parte da Academia é reconhecer a literatura como arte humanizadora. Farei tudo que estiver ao meu alcance para corresponder à confiança depositada. Obrigada!”, declarou a poetisa Cátia Hughes.

A Academia de Letras de Ilhéus é uma das instituições do gênero mais importante do país, tendo sido ocupada por escritores e pensadores que projetaram o sul da Bahia no Brasil e no mundo, tais como Jorge Amado, Adonias Filho, Milton Santos, Zélia Gattai, Gumercindo Rocha Dórea e Janete Badaró e possui quadros importantes da literatura baiana como Aleilton Fonseca, Pawlo Cidade, Rita Santana, Luh Oliveira, Tica Simões, Neusamaria kernner, exemplos desse panorama literário da atualidade.

A educadora e poeta Cátia Hugues é autora dos livros: Os olhos de Harry (Editora Patuá); O espelho e outras coisas quebráveis (Editora Chiado Books); A flor do jambeiro (Editora A5) e Palavra-mormaço (Editora Urutau).

Texto: Jornalista e confrade Vercil Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário