quinta-feira, 4 de julho de 2013

LIVRO DE CYRO DE MATTOS QUE CELEBRA SEU AMOR PELA MULHER MARIZA GANHA EDIÇÃO EM PORTUGAL


O livro “Vinte e Um Poemas de Amor”, com ilustrações da artista plástica baiana Edsoleda Santos,  acaba de ser publicado pela Terra Ocre Edições, de Coimbra, Portugal, e será lançado  na Casa da Escrita, em Coimbra, às 18 horas, no dia 30 de setembro. “Vinte e um poemas de amor” foi publicado no Brasil pela Dobra Editorial, de São Paulo, em 2011. Trata-se de  um conjunto de poemas líricos que o poeta Cyro de Mattos escreveu por volta de 1970 e dedicou à mulher Mariza para celebrar uma união carnal e de alma que já perdura quase cinqüenta anos. (Continue lendo)

A ensaísta Nelly Novaes Coelho, Professora Emérita  da USP, Doutora em Literatura Brasileira, disse sobre esse livro do poeta baiano (de Itabuna) o seguinte: “Encontro a densidade amorosa/erótica nesses fantásticos Vinte e Um Poemas de Amor! Li-os e reli-os…fizeram-me voltar no tempo… Essa é a magia da palavra criada pelo Poeta Maior: eternizar no Verbo aquilo que é “lampejo” existencial, paixão indizível, que só a Poesia pode reviver e perdurar no tempo.” O poeta, contista, romancista, crítico literário e membro da Academia Brasileira de Letras, Ledo Ivo, opinou sobre a obra dessa maneira: “No silêncio e quase segredo de sua Itabuna bem-amada, o poeta Cyro de Mattos – um baiano que não emigrou, e ficou desde sempre grudado ao ar, ao mar, aos azuis e verdes do céu e da terra, às águas do seu rio, às gentes e bichos e casas do horizonte natal – sustenta uma das vozes mais nítidas e singulares de sua geração. A respiração do amor – tão presente nestes “Vinte e Um Poemas de Amor” – rege os seus versos ora como uma confidência ora como uma palavra alta. Essa modulação constitui o atrativo fundamental de sua poesia. Escuto a voz poética de Cyro de Mattos desde o instante inicial de sua elevação. Paro sempre para escutá-la.”.

Contista, novelista, poeta, cronista, organizador de antologia, autor de livros infantojuvenis e advogado aposentado, Cyro de Mattos é casado com a professora Mariza Berbert Marques de Mattos, pai de André Luis, Josefina e Adriano, avô de Rafael, Pedro Henrique, Luís Fernando, Marizinha, Gabriel e Murilo. Tem livros publicados em Portugal, Itália, França e Alemanha, além de prêmios importantes no Brasil e exterior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário