segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

"A morte é o apagar da lâmpada ao nascer do dia e não o apagar do sol."


A VELHICE
Prof. Antonio Lima*

Velho é um jovem exausto e gasto na grande caminhada. Assim também, velha é uma jovem  exausta e gasta na grande caminhada. Um dos primeiros sinais: a melanina não chega mais ao interior  do fio de cabelo  e ele aparece branquinho na sua nívea transparência. Melanina, do  grego:melas, negro.
        
Às vezes,  falando com jovens, lhes digo:Peçam a Deus para ficar velhos. Olhos arregalados! Claro que não  estou  falando da progeria, deficiência orgânica que acelera os sintomas da velhice.Digo ficar  velho no sentido   de realizar a preciosa longa jornada da vida.Não  ficar velho é  morrer  no caminho  como  tantos levados por coiotes para os USA ou de sede   no deserto do Saara.
         
Eis como de modo maravilhoso se expressa  Cecília Meireles, a propósito, embora eu não creia que ela,já idosa, se sentiu totalmente sempre  assim  diante do espelho:
RETRATO

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?
         
A Bíblia  informa: “Nossos  anos de vida são 70,  80 para os mais robustos, mas para a maior parte são fadiga e aborrecimento, passam logo e nós voamos.”Salmo 90(89),10.
         
O Eclesiastes ou Coélet 12 oferece estupendo poema sobre as consequências do envelhecimento com metáforas    impressionantes. Assim começa : “Lembre-se  do  seu   Criador, nos dias da sua mocidade, antes que venham os dias  tristes e que cheguem os anos em que você dirá: “Não sinto mais gosto para nada.” E segue a descrição da bancarrota  geral do corpo ao envelhecer:os  guardas  da casa (os braços  e as mãos), ficam trêmulos;seu apoio (os joelhos e as pernas) vergam; tudo parece nublado (problemas nas vistas). E assim por diante.
         
E, então, a velhice é  um mal  ou um  bem? Uma frase  latina resume tudo: “Sunt  bona mixta malis”. “As coisas boas são misturadas com as más”. Velhice, quando a juventude  foi  bem utilizada, significa mais  experiência, mais  sabedoria, capacidade de   exercer   atração sobre os jovens.Pense num avô,numa avó idosos  que os netos  adoram  escutar.Pense em pessoas idosas,  especialmente  possuidoras de   carismática atração,  como  os papas João Paulo II e   Francisco, o qual proclamou na homilia de 19 do corrente: Os idosos são o tesouro da sociedade.” Os lados negativos todos conhecemos e uma frase latina os  enfeixa brutalmente: “Senectus morbus incurabilis”. “A velhice é uma doença  incurável”.Este é o reverso  da medalha.
         
Ainda a Bíblia: "Levantem-se na presença dos idosos, honrem os anciãos, temam o seu Deus. Eu sou o Senhor. Levítico 19:32  O Velho, a Velha  são  nomes  significativamente começados com um V no latim  e nas línguas latinas: o  V de  Vencedor das grandes  batalhas da vida, o V de VITORIA.Seus portadores devem ser reverenciados,com certeza.
         
Os idosos conscientes do incalculável tesouro da longa vida, fazem como o autor do salmo 71,18, que pede energia  a Deus para enaltecer o Senhor diante das “futuras gerações”:

Agora que estou velho, de cabelos brancos,
não me abandones, ó Deus,
para que eu possa falar da tua força
aos nossos filhos,
e do teu poder às futuras gerações.

            
E  qual é a etapa final  para os caminhantes  da longa jornada? Ei-la : a passagem para o outro lado da cortina da vida, passagem  assim descrita, em linguagem poética, e  conforme o ensino do Divino Mestre,  pelo  o místico poeta Rabindranath Tagore:"A morte  é o apagar da lâmpada ao nascer do dia e não o apagar do sol."

* Membro da Academia de Letras de Ilhéus e da Academia Valadarense de Letras (MG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário