sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

“UM GRAPIÚNA EM FRANKFURT”: NOVO LIVRO PUBLICADO POR CYRO DE MATTOS


Com capa do desenhista baiano Sante Scaldaferri, prefácio do poeta paulista Álvaro Alves de Faria, a Editora Dobra Literatura (SP) acaba de publicar o livro “Um Grapiúna em Frankfurt e Outras Crônicas”, de Cyro de Mattos. Este é o oitavo livro publicado neste ano pelo autor grapiúna, dessa vez reunindo 50 crônicas, umas inéditas e outras publicadas semanalmente no “Diário Bahia”.  A edição contou com o apoio cultural da LIDI, Laboratório de Análises Clínicas de Itabuna.
Com este livro, o autor grapiúna amplia sua obra já numerosa, constituída de mais de 40 livros. Segundo o poeta Álvaro Alves de Faria, “o poeta deixou que passasse à sua frente esse tempo que ainda vive no que guarda da sua criação da Beleza, buscando lá atrás as cenas que ainda existem, porque fazem a história de cada dia. Por isso tudo, este livro é obra rara no vale de lágrimas destes tempos brasileiros que só invertem os  valores e isso inclui também a literatura, que deveria ser a identidade de um povo”.

Com 75 anos, idade em que muitos já se aposentaram no ofício de escrever, o escritor Cyro de Mattos continua em plena criação literária e, no próximo ano, publicará mais seis livros: os infantis  “Existe  Bicho  Bobo?” (Editora  Biruta, SP),  “Poesia de Calça Curta” (Editora Solisluna, Salvador)  “Olhe  Nós Aqui” (Editora Dimensão, BH), “Minha Feira Tudo Tem Como Onda Vai Vem” (Editora Ler, Brasília), o romance juvenil “Nada Era Melhor” (Biruta) e o romance para adultos “Os Ventos Gemedores” (Editora Letra Selvagem, SP). Além disso, a Editora da Universidade do Estado da Bahia  publicará a segunda edição de “Cancioneiro do Cacau”, de Cyro de Mattos,  na Coleção Nordestina, livro com que o autor obteve quatro expressivos prêmios literários, três no Brasil e um no exterior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário