sábado, 20 de novembro de 2021

SOLENIDADE DE ENTREGA DA COMENDA RUI BARBOSA FOI REALIZADA EM 19 DE NOVEMBRO P.P., NA ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS





Presidente Pawlo Cidade, Magnífico Reitor Alessandro Fernandes e 
a confreira Anarleide Menezes/foto Ruy Penalva 

Aconteceu na noite do dia 19 de novembro p.p.,  a solenidade de entrega da comenda Rui Barbosa, honraria conferida pela Academia de Letras de Ilhéus a duas instituições e uma personalidade. Na categoria Personalidade das artes, da cultura ou da ciência, a contemplada foi a Secretária Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, a professora doutora Adélia Melo Pinheiro. Na categoria Instituição Social ou Cultural, a Fundação Fé e Alegria, Movimento de Educação Popular Integral e Promoção Social, representada por sua coordenadora Josefa Soares dos Santos; e na categoria Instituição Pública, a Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC,  na pessoa do Magnífico Reitor professor doutor Alessandro Fernandes. Uma noite memorável, pelas merecidas honrarias concedidas, pelos discursos dos homenageados, pela emoção espelhada nos olhares das passoas presentes.


  foto: Ruy Penalva 


A mesa alta foi composta pelo Presidente e pela Secretária Geral da Academia de Letras de Ilhéus, Pawlo Cidade e Jane Hilda Badaró, pela Secretária de Estado Adélia Pinheiro, o Magnífico Reitor da UESC  prof. Alesandro Fernandes, o representante do Exército Brasileiro Coronel Rênor, Presidente da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo, e o Secretário Municipal de Cultura Geraldo Magela, representando o Prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre. Na oportunidade estiveram presentes os acadêmicos Ruy do Carmo Póvoas, Ramayana Vargens, Antônio Carlos Hygino, André Rosa, Antônio Ezequiel, Anarleide Menezes, Luh Oliveira, Sebastião Maciel, Gerson dos Anjos e Leônidas Azevedo. 



Confrade André Rosa entrega comenda à Professora Adélia Melo/foto Ruy Penalva 


A Secretária de Estado, Profa. Adélia, expressou a honra e o estímulo que sente em seguir jornadas de valorização e apoio a ciência, alegria e inquietude para estar sempre alerta à cultura presente, ancestral e futura, emoção e contemplação da vida através da arte. Agradeceu pela distinção e reconhecimento expresso através da Comenda recebida, e reafirmou seu engajamento , pertencimento e compromisso com Ilhéus - sua Terra- e o povo eu dela faz parte, tendo sempre como fio condutor os valores de humanidade e direitos que assegurem justiça social, qualidade de vida do coro físico e soacial, da vivência espiritual e da civilidade que inspira. 

 


Professora Josefa Soares recebeu a comenda das mãos do confrade Ramayana Vargens e do presidente da Câmara de Vereadores Jerbson Moraes/foto Ruy Penalva 


Profa Josefa, coordenadora do Fé e Alegria, falou sobre a importância do trabalho social, e conclamou a todos no sentido de que agissem em benefício das comunidades carentes, dos jovens e todos aqueles que vivem em situação de dificuldade na nossa sociedade. Dois talentosos alunos da instituição - Emilly Santos Batista e William Silva Santos - fizeram um momento de arte, uma bonita e impactante performance, cujo conteúdo abordou a questão da inclusão, ilustrou as dificuldades que os jovens encontram nos lugares mais precários e desasistidos, mas falou também da esperança. Aquele momento, por si, demonstrou, enquanto resultado de aprendizado e valorização do Ser Humano em formação, o valor do trabalho realizado´pela instituição. 


O Magníco Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz, Prof. Alesandro Fernandes,  ressaltou a importância daquela instituição pública na área do ensino superior - vez que ao longo dos quase 30 anos de existência vem atuando na formação de brilhantes profissionais nas mais diversas áreas. Pelo compromisso que sempre teve com o ensino, a  pesquisa e extenção, a UESC encontra-se no ranking das melhores universidades, tanto à nível nacional, quanto internacional. Ressaltou que a Comenda Rui Barbosa, ora recebida, é motivo de honra, e se deve ao empenho de todos os reitores que o antecederam, os(as) professores(as): Soanne Nazaré de Andrade, Aurélio Faria de Macedo,  Altamirando Marques, Renê Albagli Nogueira, Antônio Joaquim Bastos, Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro e Evandro Sena Freire, assim como do corpo docente - que possui grandes inteligências -, e dos servidores. Ressaltou ainda a importância das Academias de Letras para disseminar cultura e arte na sociedade. 

 

 

 

texto: Jane Hilda Badaró 

Secretária Geral ALI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário