quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

HOMENAGEM


DORIVAL DE FREITAS

Por René Albagli



Hoje, 8 de dezembro de 2021 seria o aniversário de Dorival de Freitas.

Ele, por certo, está muito feliz, afinal ele deve ter assistido a maravilhosa festa dos 30 Anous da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC, organizada pelo atual Reitor Alessandro Fernandes.

Dorival é, entre tantos pioneiros, um dos professores que tem o seu nome gravado na História da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC.

Foi estudante da antiga Faculdade de Direito de Ilhéus-FDI, aluno e orador da primeira turma daquela Faculdade, quando ainda tinha como endereço a Casa de Jorge Amado.

Naquele ano o homem pisava na Lua pela primeira vez e Dorival fez um discurso memorável: era o conflito entre o avanço da tecnologia e as imensas necessidades primárias da humanidade. Para ele , não era justo este antagonismo.

Depois, tornou-se Professor da Faculdade de Direito de Ilhéus, da Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna, quando migrou para o Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, dedicando-se, mais precisamente, à Filosofia Antiga.

Na UESC teve uma passagem pela Geseor, ao lado de Moema Cartibani.

Quando fui Eleita Reitora da UESC, Ele foi o meu primeiro Chefe de Gabinete. Fui parabenizada por José Haroldo Castro Vieira pela escolha de Dorival de Freitas como meu Chefe de Gabinete. Eu respondi a José Haroldo Castro Vieira: a Universidade exige Cultura, tenho Margarida Cordeiro Fahel como Vice Reitora e Dorival de Freitas como Chefe de Gabinete.

Dorival, embora tivesse perfil para o cargo e adorava política, era avesso às exigências do protocolo. Eu sabia disso! E então, na segunda gestão ele foi para Editus e a Editus reunia tudo que ele amava: a erudição, o fazer literário e a leveza de Maria Luiza Nora de Andrade (Baisa).

Dorival se viu livre do paletó e da gravata e com todas as chaves penduradas na cintura ele deixou crescer o seu cabelo de poeta...Muitas saudades de Dorival de Freitas!

Nota do ALI: Dorival de Freitas pertenceu a Academia de Letras de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário