segunda-feira, 31 de março de 2025

LIVRO EM HOMENAGEM AO HISTORIADOR ANDRÉ ROSA SERÁ LANÇADO NA ACADEMIA

O livro é uma homenagem da autora para seu irmão André Rosa, 
(membro efetivo anterior da Academia de Letras de Ilhéus) 
que fez a passagem no dia 7 de abril de 2024. 




llhéus, cidade marcada por sua riqueza cultural e histórica, ganha um novo olhar através da literatura infantojuvenil. Trata-se do livro “Menino dos Ilhéus”, de Anna Lívia Rosa Ribeiro, com ilustrações de Márjara Martins.

O livro convida o leitor a mergulhar no universo de um garoto que compartilha suas descobertas, seu sentimento de pertencimento ao lugar onde nasceu (a cidade de Ilhéus), compartilhando os costumes e a cultura local. Com cores quentes, vibrantes, a obra destaca suas aventuras, aprendizados e conexões profundas com a história do lugar, as pessoas e o ambiente ao seu redor.

Assim como um viajante que pisa pela primeira vez na cidade, o leitor é conduzido por cenários e personagens que dão vida à essência do menino leitor, historiador, pesquisador, professor, escritor, poeta e gostava de desenhar.

A narrativa destaca a conexão entre infância e território, estimulando o olhar sensível para o ambiente e as relações humanas. Além de encantar o público infantojuvenil, “Menino dos Ilhéus” se torna um importante material pedagógico, despertando o interesse de escolas e projetos culturais que valorizam a literatura regional. 

O livro é uma homenagem da autora para seu irmão André Rosa, (membro efetivo anterior da Academia de Letras de Ilhéus) que fez a passagem no dia 7 de abril de 2024. 

Anna Lívia é Mãe, Avó, Ilheense, Pedagoga, Professora, Especialista em Educação Infantil, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Graduada em Gestão em Turismo, Sócia Diretora na empresa ViaDestino Viagens. Ama viajar, ir ao cinema, ir à praia, ler. Desde pequena via seu irmão às voltas com livros e leituras, o que a motivou a presentear seus filhos com livros.

“Escrever um livro em homenagem a meu irmão, é desafiar o esquecimento, transformando saudade em eternidade e memória em legado. É erguer um monumento de palavras onde a memória jamais se apaga e a ausência física dá lugar ao amor que transcende”, declara a autora.

O lançamento do livro acontece no dia 7 de abril de 2025 na Academia de Letras de Ilhéus às 18h30, e promete ser um momento especial para os familiares, amigos, educadores, pais, viajantes e amantes da cultura ilheense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário