domingo, 15 de setembro de 2013

A LITERATURA DO SUL DA BAHIA ULTRAPASSA FRONTEIRAS DO BRASIL

          A literatura do Sul da Bahia  ultrapassa as fronteiras do Brasil e ganha o mundo. No próximo dia 30 de setembro, na Casa de Escrita da Câmara Municipal de Coimbra, Portugal, o escritor  grapiúna  Cyro de Mattos estará autografando a edição portuguesa de seu livro “ Vinte e Um Poemas de Amor”, com ilustrações da artista plástica baiana Edsoleda Santos.   Nos dias 2 e 3 de outubro, Cyro de Mattos estará representando a Bahia no XVI Encontro de Poetas Iberoamericanos, evento realizado na Espanha e coordenado pelo professor da Universidade de Salamanca, Alfredo Perez Alencart.

Nessa edição, o Encontro reunirá 50 poetas de 12 países, entre eles México, Portugal, Espanha, Chile, Colômbia, Nicarágua, Uruguai, Argentina, Peru e Honduras.

Além de Cyro de Mattos, os poetas Álvaro Alves de Faria, de São Paulo,  Paulo de Tarso e Rizolete Fernandes, do Rio Grande do Norte,  representam o Brasil no evento, de repercussão internacional, que neste ano homenageará um dos maiores nomes das poesia espanhola, Fray Luís de León. Durante o Encontro, uma antologia  com poemas escritos por autores convidados, entre eles Cyro de Mattos, será lançada para homenagear Fray Luís de León. “Minha poesia intitula-se Soneto de Fray Luís de León.  A antologia será publicada em 50 línguas. Essa é uma oportunidade ímpar para a cultura do nosso Estado da Bahia e, em especial, da região cacaueira, ultrapassar as fronteiras brasileiras e mostrar seu alto nível de criatividade”, disse Cyro de Mattos.


Durante o evento, haverá o lançamento de Onde Estou e Sou, antologia poética de Cyro de Mattos, bilíngue, com versão para o espanhol  e prólogo de Alfredo Pérez Alencart, e uma exposição de livros do poeta e narrador, no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca.  A obra Onde e Estou e Sou  reúne poemas extraídos de Vinte Poemas do Rio, Cancioneiro do Cacau, Ecológico, Vinte e Um Poemas de Amor e Oratório de natal, livros publicados, e dos inéditos Rumores de Relva e Mar, Agudo Mundo e Devoto do Campo. O convite para Cyro de Mattos participar do evento partiu do professor Alfredo Pérez Alencart.


Nenhum comentário:

Postar um comentário