quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A PRIMAVERA JÁ COMEÇOU NA ACADEMIA


"A Academia é como um santuário das discussões literárias, 
poéticas e artísticas." 
Prof. Josevandro Nascimento

A Primavera das estações ainda não chegou. Mas, a Primavera da Academia de Letras de Ilhéus abriu as portas sob a égide da poesia e da experiência de Cyro de Mattos. Quem esteve na noite do último dia 04 pôde presenciar o relato vivo e apaixonante do escritor que tem percorrido o mundo com suas obras. A plateia, entusiasmada com o fato de trocar ideias e opiniões sobre a arte de escrever foi também agraciada com as palavras de Antonio Olímpio e Sônia Maron. O primeiro, um contador de causos, sempre recheados de humor; o segundo, absorvida pelas lembranças dos tempos em que meninos e meninas brincavam de cantigas de roda.

O público prestigiou. Diversos estudantes estiveram presentes 
da Faculdade Madre Thaís.

Cyro de Mattos apresentou seu mais novo livro “Onde Estou e Sou”, com uma série de poemas ecológicos extraídos de Vinte Poemas do Rio, Cancioneiro do Cacau, Ecológico, Vinte e um Poemas de Amor e Oratório de Natal, livros publicados, e dos inéditos Rumores de Relva e Mar, Agudo Mundo e Devoto do Campo. O poeta autor também de “O Menino Camelô”, disse-nos que “sua voz é a voz que carrega a mata escura, sua asa é a asa que peleja contra a noite.” Como não viajar no poeta da solidão solidária? Basta sentir “Lugar”, em sua mais profunda identidade:

Ainda que eu seja
Um grão no deserto
O poema é meu lugar
Onde tudo arrisco.
Irriga minhas veias
Como a chuva a terra
Em suas mil línguas.
Antigo, tão antigo,
Anuncia-me cativo
Da solidão solidária
Dizendo silêncios.
Sem esse jeito
De ser flor e vento,
Sonho e música,
Palavra só amaor,
Não há o espanto,
A lágrima, o beijo,
O riso, o espitáfio,
Não há o sentido.

O Secretário Geral Pawlo Cidade, o presidente Josevandro Nascimento 
e o palestrante Cyro de Mattos

Para o Presidente da Academia de Letras de Ilhéus, Professor Josevandro Raymundo Nascimento, a ideia é abrir a Academia para a população mostrando o papel que a mesma desempenha na comunidade, "como um santuário das discussões literárias, poéticas e artísticas." A Primavera Cultural da Academia está apenas começando. Na próxima quarta-feira, dia 11, Aleilton Fonseca, membro da Academia Baiana de Letras, nos blindará com a palestra “A poesia das Águas: Vivências e Encantamentos”. Nela, o poeta e romancista falará sobre poemas de águas, rios, mares, chuva, mostrando as imagens líricas que registram vivências e encantamentos dos poetas com estes aspectos da natureza e que são expressas através da palavra poética. Na oportunidade, o acadêmico também lançará “As Marcas da Cidade”, da Editora Caramurê.

Você é nosso convidado. 


Sônia Maron, presidente da Academia de Letras de Itabuna


 O acadêmico Hans Schaeppi


A Confreira Eliane Sabóia


O ex-prefeito Antonio Olímpio

Nenhum comentário:

Postar um comentário