terça-feira, 18 de março de 2014

PREFEITO HOMENAGEADO NO ANIVERSÁRIO DA ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS


O presidente da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), Josevandro Nascimento, prestou uma homenagem ao prefeito do município, Jabes Ribeiro, durante a sessão solene realizada na noite de sexta-feira, 14 de março, que marcou a abertura dos trabalhos em 2014 e celebrou o aniversário de 10 anos da sede própria e 55 anos de existência da entidade.  Nascimento destacou a doação da sede própria da Academia, em 2004, feita pelo prefeito em seu terceiro mandato e o permanente apoio prestado à entidade e aos projetos culturais.

Também foi homenageado o construtor Roque Lemos, diretor-presidente da Cicon, que patrocinou obra de recuperação no prédio da Academia de Letras, situado na Rua Antonio Lavigne de Lemos, 39, no centro histórico da cidade. O presidente Josevandro Nascimento também lembrou a contribuição do Colégio São Jorge dos Ilhéus na recuperação do mobiliário do salão de eventos da Academia.

A sessão contou com a participação da professora Margarida Fahel, professora aposentada e ex vice-reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), por dois mandatos, que proferiu palestra sobre o tema “Adonias Filho – Quando o lírico e o trágico constroem grandeza”, antecipando as homenagens ao centenário do escritor grapiúna, que transcorrerá em 2015. Presente à solenidade, a ex-cunhada de Adonias Filho, Rita Aguiar, representou a família e fez um agradecimento emocionado.

A abertura dos trabalhos de 2014 contou com as presenças da prefeita de Itajuipe, Gilka Badaró, do representante da Academia de Letras da Bahia, Aleilton Fonseca, da professora Élida Ferreira, representante da reitoria da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), dos presidentes da Academia de Letras de Itabuna (Alita) e da Academia Grapiúna de Letras (Agral), Sônia Maron,e Ivan Montenegro, e do presidente da Academia de Letras de Brasília, José Carlos Gentilli, acompanhado por uma comitiva de acadêmicos, além da primeira dama do município, Adryana Ribeiro, e dos secretários municipais de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social, respectivamente, Marlúcia Mendes, Paulo Atto e Jamil Ocké.

Protocolo – Na oportunidade, foi assinado um protocolo de intenções entre as academias ilheense e de Brasília, no sentido de realizarem ações de promoção cultural integradas e evento de natureza até internacional. As comemorações pelo aniversário da Academia, Dia da Poesia e de Castro Alves, tiveram início às 17 horas, na Praça Castro Alves, onde foram colocadas flores no busto do poeta, seguida de um recital de poesias pelo ator e contador de histórias José Delmo. 


Fonte: ASCOM/foto: Julay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário