quinta-feira, 6 de junho de 2013

JABES RIBEIRO, O OCUPANTE DA CADEIRA 8 É PREFEITO DE ILHÉUS


Tendo como Patrono Artur de Sales e fundador o poeta Sosígenes Costa, o político, professor e advogado Jabes Ribeiro é ocupante da Cadeira 8. 

Nascido em 14 de março de 1952, o bacharel em Direito e professor Jabes Ribeiro é dono de uma das mais bem-sucedidas trajetórias políticas da Bahia. Seu nome está ao lado de personagens como o lendário João Mangabeira, primeiro líder político que enfrentou o poder dos coronéis do cacau na Ilhéus do início do século passado, e inspirou Jorge Amado a criar o personagem Mundinho Falcão, no romance Gabriela, Cravo e Canela.

O legado de João Mangabeira inspirou Jabes Ribeiro a interromper, no início da década de 1980, o ciclo de poder alternado entre os representantes da elite local.
O jovem professor foi eleito prefeito de Ilhéus pela primeira vez, em 1982, aos 30 anos de idade, pelo MDB, projetando-se como líder das camadas sociais excluídas ao poder político, governando até 1988.

A política o fascinava desde a militância estudantil, quando foi eleito presidente do Centro Acadêmico João Mangabeira da Faculdade de Direito de Ilhéus, em 1972. Após concluir a graduação em Direito, na antiga Federação das Escolas Superiores de Ilhéus (Fespi), que originou a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Jabes ministrou aulas no ensino médio e foi professor de Direito Constitucional. Entre 1980 e 1982, exerceu o cargo de secretário de Educação do Município de Ilhéus, inovando ao construir escolas em toda zona rural.

Jabes venceu sua primeira eleição, liderando a reivindicação da população no movimento em prol do fornecimento de água nos morros de Ilhéus, chamado de 'Panelaço'. Tornou-se um marco na história da cidade de tradição oligárquica, e inaugurou um novo modelo de administração municipal pautada no atendimento das demandas populares, modernizando a infraestrutura e fortalecendo o município politicamente além dos seus limites territoriais.

Visão de estadista – A década de 1980 foi marcada por uma intensa participação popular e pelo processo de emancipação política no sul da Bahia. A visão de estadista e habilidades estratégicas levaram Jabes ao centro das articulações favoráveis a esse processo. Municípios como Arataca, Santa Luzia, Jussari e Teixeira de Freitas tiveram nele um defensor das suas causas municipalistas. Em todas elas, foram eleitos prefeitos do PMDB, partido do qual era militante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário