segunda-feira, 17 de junho de 2013

LIVRO DE POESIA DE CYRO DE MATTOS PUBLICADO NA FRANÇA GANHA PRÊMIO INTERNACIONAL JEAN-PAUL MESTAS


Publicado no ano passado pelas Editions Du  Cygne, de Paris, na Coleção Poesia do Mundo, www.editionsducygne.com,o   livro "De tes instants dans le poème”, de Cyro de Mattos, tradução de Pedro Vianna, acaba de conquistar   o Prêmio Internacional de Poesia Jean-Paul Mestas, da União Brasileira de Escritores, Seção do Rio de Janeiro. O tradutor do livro  para o francês, Pedro Vianna,  também foi agraciado com o mesmo prêmio, por sua tradução do livro.  As láureas serão entregues aos agraciados em outubro, no Rio de Janeiro, no salão nobre da Academia Brasileira de Letras. A comissão julgadora do prêmio esteve integrada dos escritores Luís Gondim, Stella leonardos e Margarida Finkel. O livro De tes instants dans le poème (De Teus instantes  no poema) é uma seleção de poemas extraídos de Vinte Poemas do Rio, Cancioneiro do Cacau, Vinte e Um poemas de Amor, livros publicados, e dos inéditos Agudo Mundo, Rumores de Relva e de Mar e Devoto do Campo.

A obra laureada tem apresentação de Margarida Fahel,  professora da Universidade Estadual de Santa Cruz, especializada em Literatura Brasileira. Bebendo na tradição da poesia universal, existencial e humanista, sem esquecer os muros da aldeia, o poeta Mattos apresenta, nesta obra, um conjunto de sentimentos e ideias através de versos límpidos, em nível da fala, que inauguram novos sentidos da vida: purezas da infância, solidões da colheita do nada, verdes visões na rota da solidariedade,  mundo selvagem do homem contra o homem, o erótico e o afetivo no encontro perfeito do amor, vozes do campo, ora gemidas, ora fraternas, rumores de relva e de mar, idênticos  na ternura e dores, que ressoam a fabulosa diversidade da vida nas  paisagens urdidas pelo tempo.  (Continue lendo

União Brasileira de Escritores (Rio)

União Brasileira de Escritores, Seção do Rio de Janeiro, é uma entidade cultural integrada à Federação Latinoamericana de Sociedade de Escritores. Fundada em 1958, mantém, entre suas suas atividades, a revista Renovarte, palestras sobre literatura, concursos, encontros e eventos culturais.  Neste ano de 2013 promoveu os seguintes concursos  para livros inéditos, inscritos sob pseudônimo: Prêmio Humberto de Campos, contos, Prêmio Alejandro Cabassa,  crônicas, Prêmio Vicente de Carvalho, poesia,  Prêmio Viana Moog,  ensaio, Prêmio José de Alencar, romance, Prêmio Ganymedes José, livros infanto-juvenis, e ainda o Prêmio Internacional Jean-Paul Mestas para livros de autor brasileiro traduzidfo e publicado no exterior, que não depende de inscrição. Entre os escritores que já receberam prêmios da União Brasileira de Escritores (Rio), figuram Celso Furtado, Afonso Felix de Sousa, Astrid Cabral, Neide Arcanjo, Denise  Emer, Nélida Piñon, Francisco Sena, Carlos Nejar, Antonio Olinto, Gilberto Mendonça Telles, Jorge Amado, Adonias Filho, Antonio Torres, Rita Olivieri Godet, Helena Parente Cunha, Ruy Espinheira Filho, Florisvaldo Mattos, Ana Maria Machado, Amélia Sparano, Marcus Accioly, Flávio José Cardoso e Lúcia  Aizim. 

O baiano (de Itabuna) Cyro de Mattos é autor premiado no Brasil e exterior. Contista,  novelista, poeta, cronista, antologista e autor de livros infanto-juvenis. Tem obras publicadas no Brasil, Portugal, Alemanha, Itália, França, Estados unidos, Dinamarca e Rússia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário