sexta-feira, 14 de junho de 2013

PALESTRA DE ABERTURA DA EXPOSIÇÃO 100X100 CARYBÉ ILUSTRA JORGE AMADO


O imaginário popular sobre a Bahia foi concebido a partir de artistas singulares que, por meio de sua genialidade, criaram obras de extrema originalidade e beleza, revelando características da nossa cultura capazes de nos içar ao mundo: Jorge Amado e Carybé. Com sua narrativa particular, Jorge Amado revelou curiosidades sobre uma Bahia nunca antes imaginada, com sua mescla de religiosidade e sensualidade, com cheiros, cores, sons e sabores eternizados em romances traduzidos e publicados em cerca de 60 países. E se Jorge descreveu a Bahia, Carybé materializou-a em imagens. Sua vasta obra, composta principalmente por pinturas, gravuras, ilustrações, murais e esculturas, desvendam o povo baiano de maneira única. Seu olhar apurado captura as cores vivas dessa terra, acompanhadas de um traço delicado que representa o cotidiano dessa profunda miscigenação aqui encontrada.


Complementando essa primorosa herança geracional, Jorge e Carybé são personagens da vida real que se cruzaram e tornaram-se irmãos, influenciando um ao outro, bebendo muitas vezes da mesma fonte e produzindo um magnífico legado. A exposição 100x100 Carybé ilustra Jorge Amado é uma homenagem a esses parceiros de vida e trabalho, composta por ilustrações de Carybé sobre a obra de Jorge Amado, além de textos, fotografias e cartazes.

E para comemorar a abertura da Exposição 100x100 Carybé Ilustra Jorge Amado, Solange Bernabó,filha de Carybé e curadora da exposição, irá compartilhar com o público o privilégio que teve de testemunhar a grande amizade que uniu estes dois irmãos ao longo da vida, com a Palestra “Carybé e Jorge, uma amizade centenária,” relatando casos acontecidos e outros tantos inventados, cheios de humor e emoção.

QUÊ? Palestra de Abertura da Exposição 100x100 Carybé ilustra Jorge Amado
ONDE? Academia de Letras de Ilhéus
QUANDO? Dia 27 de junho (quinta-feira) de 2013
QUE HORAS? 17:00 Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário