terça-feira, 4 de junho de 2013

Livro de Nelly Novaes Coelho Sobre Escritores Brasileiros no Século XX Inclui Cyro de Mattos

Cyro de Mattos, membro da Cadeira 16 da ALI

O baiano Cyro de Mattos  foi incluído entre os escritores reunidos no livro de Nelly Novaes Coelho,  lançado dia 29 de maio, na Casa Das Rosas, em São Paulo. “ 81 Escritores Brasileiros do Século XX”, de Nelly Novaes Coelho (Professora Emérita,  Doutora Titular da USP – Universidade de São Paulo), é a suma de 50 anos de pesquisas, leituras e releituras de obras apresentadas em cursos universitários, no Brasil, Portugal e Estados Unidos da América.

Segundo a Autora, foi a “Sorte ou o Acaso” que puseram em seu caminho os 81 escritores reunidos e analisados neste livro. Ao lado dos mais conhecidos (Jorge Amado, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, João Ubaldo, Ignácio Loyola Brandão...) aparecem nomes que a insensibilidade crítica e o desinteresse do “mercado” colocaram numa espécie de “limbo” (Cornélio Pena, Adonias Filho, Murilo Rubião, Victor Giudice, Campos de Carvalho, Gustavo Corção, Alcides Pinto...) e outros que o desinformado (ou defraudado?) “público” precisa conhecer (Vicente Cecim, Olavo Pereira, Agrippino de Paula, Fausto Antonio, Guilherme Dicke, Mora Fuentes, Samuel Rawet, Cyro de Mattos, Alaor Barbosa...).

Cyro de Mattos nasceu e reside em Itabuna, sul da Bahia. Contista, cronista, poeta, novelista, ensaísta e autor de livros infanto-juvenis. Já publicou 38 livros, no Brasil e em Portugal (3), Itália (3), França (1) e Alemanha (1). Recebeu prêmios importantes, no Brasil e exterior, e, entre eles, o Afonso Arinos da Academia Brasileira de Letras, o da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e o Internacional de Poesia Maestrale Marengo d’Oro, em Gênova, Itália, por duas vezes. Foi três vezes Finalista do Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro (SP).  Participou como convidado do III Encontro Internacional de Poetas da Universidade de Coimbra, em 1998. E também da Feira do Livro em Frankfurt, 2010.  Seus textos estão presentes em 48 antologias, no Brasil Portugal, Itália, Alemanha, Dinamarca, Rússia e Estados Unidos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário