terça-feira, 25 de junho de 2013

"Só uma coisa me fez perceber que é mais importante do que qualquer coisa: a amizade."


"Eu já sentei no chão do banheiro, enquanto via minhas lágrimas se misturarem com a água que escorria pelo chuveiro. Já corri tanto até não agüentar mais. Subi no telhado da vizinha querendo ver a filha dela tomar banho. Já ouvi tantos “nãos” da minha mãe que me tranquei no quarto sem querer falar mais com ninguém. Briguei com o meu pai porque ele não queria que eu fosse a uma festa. Mandei meu avô ir cantar coco só porque ele não me deu dinheiro para comprar um sorvete. Colecionei gibis de super-heróis, selos, botões, tampinhas de refrigerante, sobretudo àquelas que traziam os personagens da Disney e quase que ela ficou completa se tivesse encontrado o Pato Donald.

Já fui ajudante de pedreiro, balconista, menino de recados e namorador. Amei muito, chorei muito quando meu pai se foi. Mais ainda quando a minha mãe partiu. Já fiz curso de tanta coisa, mas sempre fiquei no tripé: arte - meio ambiente - educação. De tudo que eu tive e que ainda terei só uma coisa me fez perceber que é mais importante do que qualquer coisa: a amizade.

Assim, neste momento em que me torno "imortal", ao assumir a cadeira número 13, que pertenceu a Jorge Amado e depois a Zélia Gattai, só tenho que agradecer a Deus por tudo e a vocês, meus amigos, que sempre acreditaram no meu trabalho.De todo o coração, meu muito obrigado. Que Deus esteja sempre com vocês." (Pawlo Cidade, em discurso de posse na Academia de Letras de Ilhéus, no dia 26 de Agosto de 2010.)

Pawlo Cidade é pedagogo, especialista em Educação Ambiental, professor, autor e diretor de Teatro, escritor, produtor cultural, diretor-presidente do Colegiado Setorial de Teatro da Bahia, presidente do Fórum de Agentes e Empreendedores Culturais do Litoral Sul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário