domingo, 9 de junho de 2013

SOANE NAZARÉ DE ANDRADE

Nasceu em Uruçuca, na época Água Preta, município de Ilhéus, na Fazenda Felicidade, que pertencia a sua família, em 5 de agosto de 1933, eram seus pais Adjovânio Andrade e Selika Nazaré Andrade, que tinham mais seis filhos: Deir, Gilta, Denílson, Vera, Suzana e Antônio (Já falecido).

Aos seis anos de idade mudou-se para Ilhéus, estudou na Escola Afonso de Carvalho e no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne - IME. Em Salvador, estudou no Colégio da Bahia e na Faculdade de Direito da Bahia onde se formou em 1953. Casou-se com Heloisa Cavalcante Andrade, tiveram quatro filhos: Ana Virgínia, Luis Frederico, Soane Jr. e Maria Valéria.

Foi professor no IME; diretor da Penitenciária do Estado da Bahia; fundador, diretor e professor (Direito Constitucional e Direito Político) da Faculdade de Direito de Ilhéus; Chefe de gabinete do Ministro das Comunicações Carlos Simas, de 1968 a 1969; Delegado do Brasil na Conferência das Comunicações Via Satélite em Genebra, Suíça, em 1969; idealizador e primeiro Reitor da Universidade do Mar e da Mata, Maramata, em Ilhéus.

Em 25 de junho de 1981 tornou-se membro da Academia de Letras de Ilhéus, na cadeira 32, em que foi Patrono Pethion Villar e fundador Flávio de Paula. Foi candidato a Prefeito de Ilhéus pelo PFL em 2004. Mas não obteve êxito nas urnas.

Aos 80 anos de idade sofreu um enfarto em Salvador, onde mora. Como nasceu numa fazenda de cacau, é lavrador por nascimento e espera morrer à sombra dos cacauais. Seu nome é dado ao Campus da Universidade Estadual de Santa Cruz, antiga FESPI – Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna, onde lecionou e foi reitor.

Texto de Alfredo Amorim, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus. Extraído do site: www.vejoarte.com, disponível em: 



Um comentário:

  1. Agradeceria que ouvisse no Youtube, a música Universidade de Santa Cruz, que muito fala da grande obra, da qual Sua Excia. muito contribuiu. Grande e respeitoso. abraço. No mesmo Youtube existem músicas que falam de Ilhéus(Práias de Ilhéus e Cidade Aquarela . Ainda, Sambaituba, Inema, Olivença, Serra Grande, Região Bonita(com referência à Lagoa Encantada), Tudo Igual (para o turismo), dentre as músicas que fiz homenageando cada cidade da Região do Cacau, o que muito me honra.

    ResponderExcluir