sábado, 26 de julho de 2014

ESCRITORES, ACADÊMICOS E ESTUDANTES NA COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESCRITOR



Professoras e alunos do Colégio Impacto entre o professor Josevandro Nascimento 
e o ex-prefeito Antonio Olímpio.

Alunos do Colégio Impacto, professores, membros das Academias de Letras de Itabuna e Canavieiras, além dos confrades da Academia de Letras de Ilhéus: Josevandro Nascimento, Hans Schaeppi, Maria Schaun, Arléo Barbosa e Pawlo Cidade estiveram presentes às comemorações do Dia do Escritor, na noite de sexta-feira. 

 Confreira Maria Schaun

 Confrade Arléo Barbosa


Pawlo Cidade, Josevandro Nascimento e Sônia Maron

O café com o escritor começou com o professor, e também escritor, Pawlo Cidade, que discorreu sobre sua experiência na literatura, seguido da acadêmica Maria Schaun, do engenheiro e escritor Hans Schaeppi, do ex-prefeito e contador de causos, Antonio Olímpio, da professora e juíza Sônia Maron, do professor Arléo Barbosa e do futuro acadêmico Geraldo Lavigne, além de outras contribuições inestimáveis de outros confrades e confreiras.



A professora Tatiana, à esquerda, ao lado do ex-presidente da Academia de Letras de Canavieiras e da poeta e vice-presidente da Academia de Letras de Itabuna Ceres Marylise

Para a professora de Literatura Tati Santos "foi como estar em um oceano riquíssimo de letras e fatos da história. Por isso, quero agradecer ao singelo convite e pela maravilhosa noite proposta neste "bate-papo" informal."

A professora nos presentou com este poema de sua autoria:


Esculpindo Ritmo
A importância do passado que corrobora para a memória
Um valor que está além das palavras,
São fatos da história
Que fazem e refazem uma recordação.

O que houve ontem, as mais singelas pinceladas.
De tesouro ou quem sabe um mistério
A poesia falada
É fato muito sério.

Nossos caminhos passam
E o que fica?
uma significação que se abraça...

um elo de finitas ou infinitas gotas
permeando em uma simples humildade.
Da literatura de um povo o diálogo com o mundo.

Fotos: Professores Alderacy Júnior e Tatiana Santos

terça-feira, 1 de julho de 2014

DIA 25 DE JULHO TEM "CAFÉ COM O ESCRITOR" NA ACADEMIA DE LETRAS

Nosso saudoso confrade Jorge Amado foi um dos responsáveis pela criação do Dia Nacional do Escritor

“Escritores são todos aqueles que com sabedoria proporcionam o despertar da imaginação de milhares de pessoas. É através de suas histórias que formamos opiniões, refletimos sobre coisas e também conseguimos estimular nossa criatividade abrindo pensamentos para novos espaços e tempos.” Com este pensamento a Academia de Letras de Ilhéus homenageia no próximo dia 25 de julho o Dia Nacional do Escritor através do encontro “Café com o Escritor”.

A partir das 18h00, diversos escritores do Município e da região irão debater sobre as dificuldades na produção literária, as estratégias de venda e de leitura e o prazer da leitura e da escrita. O Dia do Escritor foi criado a partir da década de 60, através de João Peregrino Júnior e do saudoso confrade Jorge Amado, quando realizaram o I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, a que os dois eram presidente e vice-presidente, respectivamente.

A pedagoga Jussara de Barros afirma que o escritor é, também, o “criador de imagens, personagens, fantasias, que nos leva a navegar pelas histórias de vidas reais ou inventadas, solvendo as palavras.”Jorge Amado salientou que o escritor verdadeiro é aquele que escreve sobre o que ele viveu.” Prova disso são suas obras que projetaram Ilhéus para a Bahia e para o mundo.

O Café com o Escritor é aberto a todos os escritores, poetas, cordelistas, cronistas, colunistas, repentistas, resenhistas e articulistas de Ilhéus e de toda a região. Também estarão presentes as Academias de Letras de Canavieiras e Itabuna.