sexta-feira, 22 de novembro de 2024

JOSÉ NAZAL PACHECO SOUB TOMA POSSE DIA 13 DE DEZEMBRO




O fotógrafo e memorialista José Nazal Pacheco Soub tomará posse na Academia de Letras de Ilhéus no dia 13 de dezembro de 2024, às 18h30. Ele ocupará a cadeira de nº 38, cujo efetivo anterior foi o professor e advogado Carlos Eduardo Lima Passos da Silva. A cadeira nº 38 temo como patrono Virgílio de Lemos e fundador Nestor Passos.

O memorialista e fotógrafo José Nazal Pacheco Soub nasceu em uma família cujo pai, Lucio Soub, veio para a região do cacau numa leva de imigrantes do Oriente Médio e por parte do avô materno, dr. Raimundo Pacheco, juntamente com a avó Ester, que muito contribuíram para nossa cidade com serviços médicos e sociais. Sua mãe, conhecida como Amelinha e suas tias foram professoras fundadoras de colégios sendo fundamentais para a educação de algumas gerações da população ilheense.

José Nazal aprendeu a amar Ilhéus vendo seus familiares trabalhando por seus destinos. Ingressou no curso de Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, em 1975, mas não concluiu. Entretanto, sua paixão pela fotografia amadora teve início ainda quando cursava o científico no Instituto Nossa Senhora da Piedade, mas se tornou sua profissão vinte anos depois quando passou a colecionar e publicar fotos de sua coleção, publicando seu primeiro trabalho em julho de 1977, onde comparava fotos de períodos anteriores com as daquele momento.

Em 2005 lançou a primeira edição do livro Minha Ilhéus, onde apresenta fotos e textos históricos de diversos autores, esse livro teve edições posteriores com ampliações e atualizações. É membro do Instituto Geográfico e Histórico de Ilhéus.

Em abril de 2024, nosso futuro confrade, recebeu o título honorífico de Doutor Honoris Causa, pela Universidade Estadual de Santa Cruz.

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

ELEIÇÕES DA NOVA DIRETORIA E DA COMISSÃO DE CONTAS



 RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO

PROCESSO ELEITORAL PARA A DIRETORIA 2025-2026

  

 

A Academia de Letras de Ilhéus, presidida pelo Sr. João Paulo Couto Santos, eleito para o biênio 2023-2025, no uso de suas atribuições, 

  

RESOLVE:

  

Retificar o Edital de Convocação, em atendimento ao Artigo 18.1, do Estatuto em vigor, de 7 de dezembro de 2023.

 

Art. 1º — Fica publicado o Edital de Convocação do Processo Eleitoral para escolha da Diretoria e da Comissão de Contas para o biênio 2025-2026, com o seguinte calendário:

 

ETAPAS/PERÍODOS

 

Inscrição de chapas — 2 a 5 de dezembro de 2024

Publicação da(s) chapa(s) inscrita(s) — 6 de dezembro de 2024

Período da campanha — 9 a 11 de dezembro de 2024

Eleições — 12 dezembro de 2024

Contagem dos votos — 13 de dezembro de 2024

 

Art. 2º — A diretoria para a composição e apresentação da(s) chapa(s) deverá ser formada pelo Presidente, Vice-presidente, Secretário-Geral, 1º Secretário, 2º Secretário, 1º Tesoureiro e 2º Tesoureiro e 3 (três) membros da Comissão de Contas.

 

Art. 3º — As diretorias de Revista e Biblioteca são de livre indicação do Presidente eleito e poderão ou não compor a chapa a ser inscrita.

 

Art. 4º — Os votos poderão ser enviados para o e-mail oficial da Academia de Letras de Ilhéus, a saber: academiadeletrasdeilheus@gmail.com ou depositados diretamente na urna em cédula própria, disponibilizados pela secretaria.

 

Art. 5º — A contagem dos votos se dará através de Assembleia Ordinária, convocada especialmente para este fim.

 

Art. 6º — A posse da nova diretoria se dará em 14 de março de 2025.

 

 

João Paulo Couto Santos

Presidente

terça-feira, 5 de novembro de 2024

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL PARA A DIRETORIA 2025-202

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO

PROCESSO ELEITORAL PARA A DIRETORIA 2025-2027

  

 

A Academia de Letras de Ilhéus, presidida pelo Sr. João Paulo Couto Santos, eleito para o biênio 2023-2025, no uso de suas atribuições, 

  

RESOLVE:

  

Art. 1º — Publicar o Edital de Convocação do Processo Eleitoral para escolha da Diretoria para o biênio 2025-2027, com o seguinte calendário:


 

ETAPAS/PERÍODOS

 

Inscrição de chapas — 12 a 16 de novembro de 2024

Publicação da(s) chapa(s) inscrita(s) — 18 de novembro de 2024

Período da campanha — 19 a 22 de novembro de 2024

Eleições — 25 e 26 de novembro de 2024

Contagem dos votos — 27 de novembro de 2024


 

Art. 2º — A diretoria para a composição e apresentação da(s) chapa(s) deverá ser formada pelo Presidente, Vice-presidente, Secretário-Geral, 1º Secretário, 2º Secretário, 1º Tesoureiro e 2º Tesoureiro.

 

Art. 3º — As diretorias de Revista e Biblioteca são de livre indicação do Presidente eleito e poderão ou não compor a chapa a ser inscrita.

 

Art. 4º — Os votos poderão ser enviados para o e-mail oficial da Academia de Letras de Ilhéus, a saber: academiadeletrasdeilheus@gmail.com ou depositados diretamente na urna em cédula própria, disponibilizados pela secretaria.

 

Art. 5º — A contagem dos votos se dará através de Assembleia Ordinária, convocada especialmente para este fim.

 

Art. 6º — A posse da nova diretoria se dará em 14 de março de 2025.

 

 


 

João Paulo Couto Santos

Presidente

 

 






segunda-feira, 4 de novembro de 2024

RENÉE ALBAGLI NOGUEIRA, REITORA DA UESC (1996-2004), É ELEITA PARA A CADEIRA Nº 32



A professora Renée Albagli Nogueira acaba de ser eleita para a cadeira nº 32, cujo ocupante anterior foi o professor Soane Nazaré de Andrade. Renée Albagli Nogueira é graduada em Biologia pela Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, com especialização na Universidade Católica de Minas Gerais e em Genética, na Unicamp. Fez especialização também em Gestão Universitária, na Universidade Estadual do Ceará, Mestrado em Gestão Universitária, na Universidade Estácio de Sá. A última etapa deste mestrado foi concluída na St. Paul University, em Chicago (EUA) e Doutorado em Educação concluido em 2010. 

Na FESPI (Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna), foi diretora acadêmica, diretora de graduação e extensão. Na UESC, foi pró-reitora de graduação e vice-reitora, e eleita reitora em 1996, tendo permanecido no cargo até janeiro de 2004, quando terminou seu segundo mandato. Foi membro e presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE).

Bem-vinda, querida Renée Albagli.