terça-feira, 30 de julho de 2013

EDITAL DE VAGA PARA A ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS

ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS
PATRIAE LITTERAS COLENDO SERVIAM
FUNDADA EM 14 DE MARÇO DE 1959
ILHÉUS – BAHIA


EDITAL DE INSCRIÇÃO



O Presidente da Academia de Letras de Ilhéus, no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias, de acordo com os arts. 47 e 48 e ss/parágrafos do Regimento Interno, faz saber a quantos este Edital virem ou dele conhecimento tiverem, que, com o falecimento do saudoso confrade Érito Machado, cadeira n. 05, cujo fundador foi Clarêncio Baracho, ficam abertas as inscrições para preenchimento dessa vaga, pelo prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data de publicação deste, devendo os interessados procurar a Secretaria da Academia de Letras de Ilhéus, na Rua Antonio Lavigne de Lemos, 39, Centro, nesta cidade, para maiores esclarecimentos e informações a respeito.


Ilhéus – Bahia, 30 de julho de 2013


Josevandro Nascimento
Presidente


Pawlo Cidade

Secretário Geral

quarta-feira, 24 de julho de 2013

REVISTA LETRAS SULBAIANAS IRÁ SELECIONAR TRABALHOS DOS ACADÊMICOS DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO SUL DA BAHIA


Estão abertas as inscrições para seleção de trabalhos a serem publicados na Revista Letras Sulbaianas, no âmbito do Projeto de Extensão Letras Sulbaianas, do Departamento de Letras e Artes da UESC.  O Projeto Letras Sulbaianas, do Departamento de Letras e Artes da UESC (DLA), objetiva a publicação e difusão de trabalhos literários dos acadêmicos membros das academias de letras do Sul da Bahia, a exemplo da Academia Grapiúna de Letras (AGRAL), Academia de Letras de Itabuna (ALITA) e Academia de Letras de Ilhéus. A ação visa também ao intercâmbio literário/cultural entre acadêmicos/literatos e docentes da UESC, particularmente os atuantes na área de Literatura e Língua Portuguesa.

As inscrições estarão abertas até o dia 23 de agosto de 2013, no Protocolo da Universidade Estadual de Santa Cruz. Para a inscrição é necessário: ficha de inscrição, fotocópia simples da cédula de identidade ou carteira de habilitação, declaração de que é membro de uma das academias de letras do Sul da Bahia, assinada pela presidência da academia, biografia do autor, com no máximo 600 (seiscentos)           caracteres, no formato A-4, fonte Arial 12 com espaçamento duplo, impresso e também digitalizado (em CD-ROM) e o trabalho que se pretende publicar (crônica, poema, artigo, resenha, ensaio, conto) no formato A-4, fonte Arial 12 com espaçamento duplo, impresso e também digitalizado (em CD-ROM).  


terça-feira, 23 de julho de 2013

JUSTIÇA PARA JORGE AMADO

Jorge ocupou a cadeira 13, da Academia de Letras de Ilhéus
Paloma Amado acaba de receber uma carta que a deixou em estado de pura emoção, às lágrimas.  Era da deputada Jandira Feghali, representante do PCdoB do Rio de Janeiro na Câmara dos Deputados.

Ela conta que a 20 de março foi aprovado um projeto de sua autoria que declara nula a resolução da mesa da Câmara dos Deputados que extinguiu os mandatos dos deputados do Partido Comunista do Brasil, e convida para a Sessão Solene que se realizará dia 13 de agosto, quando, simbolicamente, será restituído o mandato de deputado do seu saudoso pai, o nosso Jorge Amado. Diz Paloma: "Confesso que chorei de soluçar ao ler a carta.

Três dias depois de completar 101 anos, papai receberá seu mandato de volta. Que presentão! Junto comigo estarão os filhos e parentes de seus companheiros de bancada. Vou rever meu primo Carlinhos Marighela, vamos festejar a democracia e a justiça, aquela que tarda (65 anos!), mas não falha!”.

Extraído do blog: Coluna de July, publicado em 23/07/2013.

domingo, 21 de julho de 2013

POESIA

Vista aérea de Ilhéus

Ilhéus

Cyro de Mattos*


Chegado de surpresas pela praia,
Navegava meu barco nos teus mares,
Ao vento triunfavam jubas brancas,
De peixes multicores a enseada.

Ofertava-me prata pelas ondas,
Cantigas de sereia no meu peito.
Nos meus olhos raras águas-marinhas,
Soltos meus cabelos em verde brisa.

No teu porto, hoje, capitão retorno
Entre naufrágios e quilhas suicidas,
De vagas sei com tigres ressentidos.

Nas dunas não me importam os encalhes,
Busco-te arquipélago nas espumas.
Na força do amor todo azul navego.

* Escritor e poeta. Premiado no Brasil e exterior. Tem livros de poesia  publicados em Portugal (3), Itália (3), Alemanha (1) e França (1).



PROFESSOR/ARQUITETO URBANISTA LANÇA LIVRO DE POESIAS NA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ILHÉUS


Guarany Valença de Araripe, lança livro de poesias com versos, evocativos, diversificados em diferentes gêneros Dissilábicos- Quadras-Hai-kais e Sonetos em 65 páginas chamado “Anotações da Adolescência”. 

Guarany Valença de Araripe (FOTO) é de tradicional família cearense, vinculada  definitivamente a Ilhéus, nasceu em São João do Pontal. Formação intelectual primeira e secundária no Atheneu Fernando Caldas e no Ginásio Municipal de Ilhéus onde,posteriormente, lecionou Desenho. Lançado por seu pai, João Alencar Araripe, o Lions Clube de Ilhéus foi criado em 10 de março de 1956 na Biblioteca do Clube dos Comerciários .Vinte e três  personalidades  foram os fundadores Integrou a 1ª. Diretoria como Diretor Animador ,cuja posse ocorreu em sessão solene, no Salão Nobre da Associação Comercial . Como funcionário de Prefeitura Municipal de Ilhéus,ocupou o cargo de Projetista. Participou de inúmeros projetos inclusive nas cidades baianas .

Contemplado com os títulos de: Membro  da Câmara de Comércio de Cerritos- Califórnia; ”Zanjero”  Honorário-Salt River Project –Arizona e Honorary Citizen of  New Orleans (Estados Unidos). No Brasil:  Sociedade Brasileira de Cartografia.Mérito Cartográfico, nos Graus de Cavaleiro e de Oficial. Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, pela Prefeitura Municipal de Ilhéus.


Publicou “História de Seo Alencar,meu pai”edição independente ; O Café Central- O Romance de João e Maria,Ed.Universidade Federal do Ceará.Casa de José de Alencar e mais recentemente, “Brados Retumbantes de Uma Vida=Trajetória de Pedro Jaime,O Primogênito de Tristão Gonçalves de Alencar Araripe” tendo coautoria de Maria Helena Alencar , editado pela Universidade Estadual do Ceará.

O QUÊ? Lançamento do livro "Anotações da Adolescência"
QUANDO? Dia 25 de julho de 2013
ONDE? Associação Comercial de Ilhéus, Praça J. J. Seabra, Centro
QUE HORAS? Às 19:00 horas.

Texto da acadêmica Eliane Sabóia.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

A POETA ILHEENSE JANETE BADARÓ COMEMORA 78 ANOS DE VIDA NESTE MÊS DE JULHO




A poeta, jornalista, bacharel em Direito e Acadêmica JANETE BADARÓ festeja seus 78 anos neste mês de julho, em reunião festiva familiar. Mãe de cinco filhos: Arilton Carlos, Jane Kátia, Jane Suely, Carlos Alberto Filho (Beto) e Jane Hilda, e com muitos netos e bisnetos, Janete Badaró é um nome que se destaca na sociedade grapiúna, pela mulher idealista, guerreira, sensível, e cuja história empreende a marca do pioneirismo visto ter sido a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia de Letras de Ilhéus, academia onde, em vida,  foram membros os escritores Jorge Amado e Adonias filho. Ela  ocupa a cadeira n. 06 daquele sodalício desde 1981. 


Janete Mendonça Badaró nasceu em Ilhéus, em 16 de julho de 1935, filha de Ariston Bastos Mendonça e Beatriz Neves Mendonça. Tem dois livros de poesia lançados: “Momentos” e “Máscaras em Procissão”, além de participações em diversas coletâneas regionais; publicou crônicas e contos em vários jornais e revistas regionais defendendo idéias feministas e ecológicas. Seu nome é verbete em duas enciclopédias de escritores baianos; fundou o Ilhéus Jornal ao lado de seu esposo Carlos Alberto Ramagem Badaró, e com o falecimento deste, passou a editar e dirigir a Ilhéus Revista- durante quase três décadas. 



Foi Chefe de Gabinete na Prefeitura Municipal de Ilhéus, fez parte das diretorias da OAB sub-sessão Ilhéus e da Academia de Letras por várias gestões. Aposentada pela Secretaria de Educação do Estado, atualmente dedica-se a leituras de grandes obras, no sossego do seu lar. Parabéns, Janete! 

Texto da jornalista Jane Hilda Badaró

terça-feira, 16 de julho de 2013

REUNIÃO ORDINÁRIA FOI TRANSFERIDA PARA 26 DE JULHO


O Presidente da Academia de Letras de Ilhéus, informa que em virtude de uma audiência inadiável em Salvador, a reunião ordinária fica alterada para dia 26 de julho, sexta-feira, às 17:00 horas, na sede da Academia, com a seguinte pauta:

1. Atual situação financeira da Academia e mensalidades
2. Audiência com o Prefeito Jabes Ribeiro
3. Atualização do Blog Acadêmico
4. Homenagem ao prof. Leopoldo Campos Monteiro
5. Palestra sobre Adonias Filho, no dia 12.09
6. Lançamento do novo livro de escritor Cyro de Mattos
6. O que ocorrer

Certos de contarmos com a presença de todos os confrades e confreiras,
Atenciosamente, 

Prof. Pawlo Cidade
Secretário Geral
Academia de Letras de Ilhéus


segunda-feira, 15 de julho de 2013

POESIA

Cais de Nilo Cardoso Pinto

Cyro de Mattos*


            Tu que és ave no canto companheiro,
             Homem com sal nas costas africanas,
              Clamor de ventos e de ondas inserenas
          Ante as manhãs de açoite no veleiro.


                Deixa irmão que eu te escute no lamento
Da cidade amada, no vento sul
      Que, agitado, prefere a pesca igual
                             À morte arando a vida desigual.


           No ilhéu vestido de limos e escamas,
                   Deixa então que eu diga sobre o momento
      Sublunar escorrendo das espumas


                            Tua paixão e dor. Que de ti outros
           Não conhecem esta angústia de rostos
                  Sem nome, estas noites de cais tão mortos.

                         * Escritor, poeta e advogado aposentado. Premiado no Brasil e  exterior. Membro da Academia de Letras de Ilhéus, ocupa  a cadeira 19,  fundada por Nilo Cardoso Pinto.


quinta-feira, 4 de julho de 2013

CONVOCAÇÃO: REUNIÃO ORDINÁRIA

O Presidente da Academia de Letras de Ilhéus, convida todos os acadêmicos para uma reunião ordinária no próximo dia 18 de julho, quinta-feira, às 17:00 horas, na sede da Academia, com a seguinte pauta:

1. Atual situação financeira da Academia e mensalidades
2. Audiência com o Prefeito Jabes Ribeiro
3. Atualização do Blog Acadêmico
4. Homenagem ao prof. Leopoldo Campos Monteiro
5. Palestra sobre Adonias Filho, no dia 12.09
6. O que ocorrer

Certos de contarmos com a presença de todos,

Atenciosamente, 

Prof. Josevandro Nascimento
Presidente
Academia de Letras de Ilhéus


LIVRO DE CYRO DE MATTOS QUE CELEBRA SEU AMOR PELA MULHER MARIZA GANHA EDIÇÃO EM PORTUGAL


O livro “Vinte e Um Poemas de Amor”, com ilustrações da artista plástica baiana Edsoleda Santos,  acaba de ser publicado pela Terra Ocre Edições, de Coimbra, Portugal, e será lançado  na Casa da Escrita, em Coimbra, às 18 horas, no dia 30 de setembro. “Vinte e um poemas de amor” foi publicado no Brasil pela Dobra Editorial, de São Paulo, em 2011. Trata-se de  um conjunto de poemas líricos que o poeta Cyro de Mattos escreveu por volta de 1970 e dedicou à mulher Mariza para celebrar uma união carnal e de alma que já perdura quase cinqüenta anos. (Continue lendo)

A ensaísta Nelly Novaes Coelho, Professora Emérita  da USP, Doutora em Literatura Brasileira, disse sobre esse livro do poeta baiano (de Itabuna) o seguinte: “Encontro a densidade amorosa/erótica nesses fantásticos Vinte e Um Poemas de Amor! Li-os e reli-os…fizeram-me voltar no tempo… Essa é a magia da palavra criada pelo Poeta Maior: eternizar no Verbo aquilo que é “lampejo” existencial, paixão indizível, que só a Poesia pode reviver e perdurar no tempo.” O poeta, contista, romancista, crítico literário e membro da Academia Brasileira de Letras, Ledo Ivo, opinou sobre a obra dessa maneira: “No silêncio e quase segredo de sua Itabuna bem-amada, o poeta Cyro de Mattos – um baiano que não emigrou, e ficou desde sempre grudado ao ar, ao mar, aos azuis e verdes do céu e da terra, às águas do seu rio, às gentes e bichos e casas do horizonte natal – sustenta uma das vozes mais nítidas e singulares de sua geração. A respiração do amor – tão presente nestes “Vinte e Um Poemas de Amor” – rege os seus versos ora como uma confidência ora como uma palavra alta. Essa modulação constitui o atrativo fundamental de sua poesia. Escuto a voz poética de Cyro de Mattos desde o instante inicial de sua elevação. Paro sempre para escutá-la.”.

Contista, novelista, poeta, cronista, organizador de antologia, autor de livros infantojuvenis e advogado aposentado, Cyro de Mattos é casado com a professora Mariza Berbert Marques de Mattos, pai de André Luis, Josefina e Adriano, avô de Rafael, Pedro Henrique, Luís Fernando, Marizinha, Gabriel e Murilo. Tem livros publicados em Portugal, Itália, França e Alemanha, além de prêmios importantes no Brasil e exterior. 

terça-feira, 2 de julho de 2013

MEMÓRIA DA ACADEMIA


Visita da professora Horizontina Conceição, ao lado do saudoso Francolino Neto, em 14 de março de 1962, data de abertura dos trabalhos. Na época, a professora foi homenageada pela Academia pelos brilhantes serviços prestados à Educação e Cultura de Ilhéus.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

NOVO COMANDANTE DA CAPITANIA DOS PORTOS EM ILHÉUS


A Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus nos enviou este convite para a Cerimônia de Assunção de Cargo de Delegado do Capitão-de-Corveta Cláudio Ricardo Gomes Sanches. A Academia sente-se honrada e se fará presente com representante.