O escritor, professor e crítico literário Aleilton Fonseca, natural da cidade de Firmino Alves e morador de Salvador, recebe o título de "Cidadão Ilheense" neste 22 de dezembro (quinta-feira), às 18 horas, no Centro de Convenções de Ilhéus. A entrega desse título foi aprovada pela Câmara de Vereadores, cuja indicação foi de autoria do vereador Cláudio Magalhães.
O vereador Cláudio Magalhães, no projeto, enalteceu a caminhada acadêmica do professor e intelectual Aleilton Fonseca e destacou o orgulho de saber e confirmar as contribuições literárias do acadêmico para o engrandecimento deste território baiano, visto o escritor ser um promotor do município e evidencia que a homenagem é um desejo enorme do membro da Academia de Letras de Ilhéus.
O professor Aleilton Fonseca morou na cidade de Ilhéus durante a infância e a adolescência, afastando-se daqui para fazer seus estudos universitários em Salvador, quando concluiu seus estudos em Letras na Universidade Federal da Bahia. Entretanto, ele está sempre presente na cidade.
Além de membro da Academia de Letras de Ilhéus, o poeta e intelectual Aleilton Fonseca é membro da Academia de Letras de Itabuna e da Academia de Letras da Bahia.
O ensaísta e crítico literário Aleilton Fonseca é professor da Universidade Estadual de Feira de Santana, onde leciona na graduação, no mestrado e no doutorado. Na condição de verbete da literatura brasileira, Aleilton Fonseca possui diversas obras publicadas no Brasil e no exterior, especialmente, em língua francesa. É presença constante e atuante nos inúmeros Festivais Literários, inclusive, da Feira Literária de Ilhéus e do Festival Literário Sul-Bahia, assim como de outros na Bahia e no Brasil.
Para o futuro "Cidadão Ilheense", acadêmico e apaixonado por Ilhéus, Aleilton Fonseca, a homenagem "é uma certidão de meu amor por Ilhéus, pois, desde os 4 anos de idade, eu já me sentia ilheense. Sou muito grato por este reconhecimento oficial", concluiu o professor.
Para o escritor, pesquisador e membro da Academia de Letras de Ilhéus e Grapiúna, Efson Lima, “a homenagem a Aleilton Fonseca é uma enorme generosidade dos vereadores de Ilhéus, especialmente, do vereador Cláudio Magalhães, ao reconhecer um dos maiores escritores vivos da Bahia e, consequentemente, engrandece a Nação Grapiúna em razão do professor ser um Embaixador do Município de Ilhéus”.
O imortal Aleilton Fonseca recorre inúmeras vezes ao município de Ilhéus para compor seus poemas, tornando a "Princesinha do Sul" um símbolo presente em sua escrita. Além de ser cantado em verso e prosa pelo acadêmico, o Rio Cururupe é um lugar que é sempre (re)visitado pelo mais novo "Cidadão Ilheense", assim como o Bataclan e a estátua de Sapho.