Hans Tosta Scharppi - Membro efetivo da Academia de Letras de Ilhéus, cadeira n. 3. Nascido em Salvador, onde também fez a passagem na madrugada de 16 de maio de 2018, aos 90 anos de idade. Ilhéus perde um grande homem. Idealista, guerreiro, hoteleiro, industrial, agricultor, pecuarista, escritor, artista plástico, compositor e dramaturgo ( prêmio Silvio Bocanera Júnior). Recebeu título de Cidadão ilheense em 1985! Nesta cidade viveu durante muitos anos, e por ela demonstrava grande amor! Vá em paz, confrade! Missão cumprida!
Páginas
- Início
- HISTÓRIA
- DIRETORIA 2023-2025
- MEMBROS
- PATRONOS E FUNDADORES
- DISCURSOS DE POSSE
- PORTARIAS
- MEMÓRIA
- REGISTROS HISTÓRICOS
- FALE CONOSCO
- LEI DE UTILIDADE PÚBLICA
- INDICADOS À COMENDA RUI BARBOSA
- PRÊMIO SOSÍGENES COSTA DE POESIA 2022
- ATAS
- ANIVERSARIANTES
- PRESIDENTE
- COMISSÃO 500 ANOS
- PRESIDENTES 1959-2024
- REVISTA ESTANTE
quinta-feira, 17 de maio de 2018
quarta-feira, 9 de maio de 2018
Festa Literária de Ilhéus
Confirmada a atriz e escritora Elisa Lucinda na abertura da Festa Literária de Ilhéus
A arte marca a abertura oficial da Festa Literária de Ilhéus. O evento contará com a participação da escritora e atriz de peças, filmes e telenovelas da Rede Globo, Elisa Lucinda. A atriz participará de um bate-papo literário com a professora de Sociologia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Flávia Alessandra de Souza. Será na próxima terça-feira (16), às 17h30, no Teatro Municipal de Ilhéus.
A escritora e professora da UESC, Maria de Lourdes Netto Simões (Tica Simões) é a homenageada desta edição da Festa Literária. O nome escolhido pela comissão organizadora levou em consideração a carreira de Tica Simões, sempre voltada para a pesquisa, leitura e literatura.
Ainda nesta cerimônia, haverá a premiação dos vencedores do III Prêmio Sosígenes Costa de Poesia e o lançamento da Campanha “Memórias de Leitura”, da Fundação Pedro Calmon (FPC). O público ainda vai poder curtir apresentações musicais, com os grupos locais Dilazenze e Mulheres em Domínio Público.
Festa Literária de Ilhéus integra Feira do Livro da UESC e Festival Literário de Ilhéus
A Festa Literária de Ilhéus será de 15 a 18 de maio, na UESC, Teatro Municipal de Ilhéus, Academia de Letras de Ilhéus, Biblioteca Municipal Adonias Filho, Casa de Arte Baiana, Human Network do Brasil, Calçadão Jorge Amado e Praça Pedro Mattos.
O evento é uma co-realização entre a Editus – Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Secretaria Municipal de Cultura, Academia de Letras de Ilhéus (ALI) e Fundação Pedro Calmon (Secult/BA), e reúne a 6ª Feira do Livro da UESC e o III FLIOS - Festival Literário de Ilhéus.
A programação geral conta com palestras, oficinas, saraus, exposições, apresentações culturais, lançamentos de livros, além de estandes para a venda de livros variados de editoras universitárias filiadas à ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias) e editoras comerciais, todos a preços promocionais. Outras informações sobre o evento podem ser conferidas no site: https://doity.com.br/festa-literaria-de-ilheus.
sábado, 5 de maio de 2018
Divulgados os finalistas do III Prêmio Sosígenes Costa de Poesia
Os escritores José de Assis Freitas Filho, Maria do Carmo Sena do Nascimento e Messias Nunes Correia são os finalistas do III Prêmio Sosígenes Costa de Poesia. Eles são autores, respectivamente, dos livros "Poemas sobre a ternura das lâminas", "Na veia da palavra" e "A ascensão noturna”.
No dia 16 de maio, às 17h30, no Teatro Municipal de Ilhéus, durante a abertura oficial da Festa Literária de Ilhéus será divulgado o resultado final e haverá a premiação do vencedor. O campeão terá o livro de poemas publicado pela Editus – Editora da UESC e ganhará um prêmio de R$ 2.000,00.
As inscrições para a terceira edição do Prêmio ocorreram entre os dias 20 de fevereiro e 30 de março. Cada autor teve que se inscrever em pseudônimo e apresentar uma obra inédita. O Prêmio Sosígenes Costa de Poesia é uma realização da Editus – Editora da UESC e Academia de Letras de Ilhéus (ALI) e, nesta edição, conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Ilhéus. Ao homenagear o escritor sul-baiano Sosígenes Costa, a organização do concurso busca valorizar, difundir e revelar novos talentos da literatura poética baiana.
Na primeira edição, em 2016, o concurso premiou Weslley Almeida, mestrando em Literatura e morador de Feira de Santana, pelo livro “Memórias Fósseis”. Já em 2017, Natan José Muniz Barreto, tradutor e professor primário, nascido em Salvador e residente em Londres, foi o ganhador da segunda edição, com a obra “Um quintal e outros cantos” – que será lançada pela Editus no dia 15 de maio, na Festa Literária de Ilhéus.
quinta-feira, 3 de maio de 2018
Literatura e arte na programação da Festa Literária de Ilhéus
Contagem regressiva para a Festa Literária de Ilhéus. De 15 a 18 de maio, o evento vai oferecer palestras, oficinas, saraus, exposições, apresentações culturais, lançamentos de livros, além de estandes para a venda de títulos variados de editoras universitárias filiadas à ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias) e editoras comerciais.
Por meio do tema “Leituras Democráticas: livros e zaps”, a Festa Literária de Ilhéus vai propor discussões, durante os quatro dias de evento, sobre a integração das juventudes com o universo dos livros nas suas diferentes plataformas e linguagens, destacando as variadas maneiras de acessar e difundir o conhecimento.
A programação reúne nomes como a escritora capixaba Elisa Lucinda, o coordenador da Campanha Vidas Negras da ONU Brasil, Thiago Ansel; o membro da Plataforma Educação Não Formal e Tecnologias Sociais, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e ex-consultor da Secretaria Nacional de Juventude, André Sobrinho, e a cantora baiana Márcia Short. As atividades contemplam todos os públicos. As crianças contarão com uma programação especial, com jogos educativos, brincadeiras, oficinas e apresentações artísticas.
Inovadora, a Festa Literária nasce como uma ação integradora entre dois grandes eventos literários já consagrados na região: a 6ª Feira do Livro da UESC e o III FLIOS - Festival Literário de Ilhéus, e é uma co-realização entre a Editus – Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Secretaria Municipal de Cultura, Academia de Letras de Ilhéus (ALI) e Fundação Pedro Calmon (Secult/BA). O objetivo da parceria é somar esforços para oferecer uma programação diversificada e garantir uma maior participação e envolvimento da comunidade regional.
A realização da Festa Literária de Ilhéus conta ainda como o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UESC, NAU (Núcleo de Artes da UESC), Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura), Rádio UESC, TV UESC, Casa de Arte Baiana, Human Network do Brasil, Rota Transportes, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Bombom Gelados, Cenoe – Hospital de Olhos, Barrakítika, Bataclan, Vesúvio, Cerveja Sier Beer, TV Santa Cruz, Canal Futura, Rádio Bahia FM Sul, Rádio Gabriela FM, Rádio Ilhéus FM e Blog O Tabuleiro.
O evento será realizado na UESC, Teatro Municipal de Ilhéus, Academia de Letras de Ilhéus, Biblioteca Municipal Adonias Filho, Casa de Arte Baiana, Human Network do Brasil, Calçadão da Rua Jorge Amado e Praça Pedro Mattos. A programação completa e outras informações sobre o evento podem ser conferidas no site: https://doity.com.br/festa-literaria-de-ilheus
quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018
ASSEMBLEIA GERAL
CONVOCAÇÃO
O Presidente da Academia
de Letras de Ilhéus convoca todos os seus membros para ASSEMBLEIA GERAL a ser
realizada em 15 de fevereiro de 2018, às 17 horas, havendo quorum metade mais um
de seus membros, ou às 17:30, em segunda convocação com número de membros
presentes, na sede da instituição, sita
à
Rua Antonio Lavigne de Lemos n. 39,
centro, na cidade de Ilhéus-Bahia, com
o objetivo de referendar as diretorias
da Academia de Letras de Ilhéus desde o ano de 2005 até a diretoria atual, de
acordo com registros documentais existentes; e as mudanças estatutárias
ocorridas no mês de junho de 2017, procedidas dentro dos ditames regimentais. Ao
final, será lavrada uma Ata Histórica para registro e averbação no Cartório/Ofício
de Registro de Títulos e Documentos e Registro Civil de Pessoas Jurídicas de
Ilhéus-Bahia. Tal procedimento se faz necessário para regularizar civilmente a
ALI, de modo a possibilitar necessários procedimentos de direito.
Ilhéus, 9 de fevereiro de
2018
André Luiz Rosa Ribeiro-
Presidente ALI
Jane Hilda Mendonça
Badaró- Secretária Geral ALI
Assinar:
Postagens (Atom)