Com saudação da confreira Maria Luiza Heine, a sessão da saudade do saudoso confrade Gumercindo Rocha Dórea, efetivo anterior da cadeira nº 40, que nos deixou este ano, em 21 de fevereiro, aos 96 anos, será realizada no dia 22 de setembro, às 19 horas e será transmitida pelo Facebook e Youtube da Academia de Letras de Ilhéus.
Gumercindo Rocha Dórea foi o primeiro editor de escritores que se tornaram célebres, como Rubem Fonseca e Nélida Piñon, além de ter sido um dos pioneiros na divulgação da literatura de ficção científica no Brasil. O confrade faleceu em decorrência de complicações do tratamento de um câncer.
Nascido em Ilhéus, na Bahia, em 1924, mudou-se com a família dez anos depois para Salvador, onde foi aluno do filólogo Herbert Parentes Fortes, um dos principais intelectuais e líderes da Ação Integralista Brasileira (AIB).
Aos 20 anos, estabeleceu-se no Rio de Janeiro, formando-se em Direito. Lá, escreveu para o jornal "A Marcha", ligado ao Partido de Representação Popular, e entrou em contato com o mentor do integralismo, Plínio Salgado (1895-1975), que sedimentaria suas convicções políticas conservadoras.
Saiba mais sobre o confrade Gumercindo Rocha Dórea CLICANDO AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário