terça-feira, 16 de setembro de 2025

Professora Elisa Oliveira toma posse na Academia de Letras de Ilhéus





A professora Elisa Oliveira tomará posse, no dia 16 de setembro (terça-feira), às 19:00 horas, do corrente ano, na Academia de Letras de Ilhéus. Ela passa a ocupar a cadeira n.º 04, cujo patrono é Aloísio de Carvalho e teve como membro – fundador Wilde de Oliveira Lima.

A professora Elisa filósofa e escritora e possui diversos livros publicados. Alguns deles publicados pela Editora da UESC (Editus). É nome recorrente nos principais eventos literários da Bahia e do Brasil. É professora da rede estadual e mestranda em Ensino e Relações Étnico-Raciais na UFSB. É autora de mais de 20 obras, entre livros literários e didáticos, como as coleções “Aprendiz de Filósofo” e “Cogito, Ergo, Sum”, que nasceram de sua prática em sala de aula. Sua produção dialoga com filosofia, ancestralidade, educação antirracista e infância, destacando títulos como “A Menina Feita de Mar”, “Theo e o Sol na Cabeça” e “Perguntas de Cor”.

A confreira Luh Oliveira, ocupante da cadeira n.º 03, da Academia de Letras de Ilhéus, foi designada pela presidência da Academia para receber a nova acadêmica. Para a poeta Luh Oliveira, o ingresso de Elisa Oliveira na Casa de Abel “reafirma a importância da representatividade e da pluralidade, recebendo em seus quadros mais uma mulher, e mais uma mulher negra, que traz consigo não apenas uma trajetória individual, mas também o compromisso coletivo de transformar a literatura em espaço de resistência, reparação e futuro”.

Para a professora Elisa Oliveira afirma que o “momento é de honrar as que vieram antes, com todo respeito que tenho a cada uma delas no meu fazer diário. O movimento de ocupar um espaço historicamente negado a tantas de nós é a oportunidade de trazermos a intelectualidade negra de todos nós para este espaço”.

A Academia de Letras de Ilhéus é uma das instituições do gênero mais importante do País, tendo sido ocupada por escritores e pensadores que projetaram o sul da Bahia no Brasil e no mundo, tais como Jorge Amado, Adonias Filho, Milton Santos, Zélia Gattai, Gumercindo Rocha Dórea e Janete Badaró e possui quadros importantes da literatura baiana como: Aleilton Fonseca, Cyro de Mattos, Rita Santana, Luh Oliveira, Tica Simões, Neusamaria kernner e Baísa Nora, que são exemplos dessa panorama literário da atualidade.

Texto: Jornal O Compasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário