quinta-feira, 6 de julho de 2023

MARIA DE LOURDES NETTO SIMÕES TOMA POSSE DIA 22



No próximo dia 22 de julho, sábado, às 18h30, estará tomando posse da cadeira nº 19, antecedida pelo saudoso professor Carlos Roberto Arléo Barbosa, a pesquisadora Maria de Lourdes Netto Simões, "Tica Simões".


Maria de Lourdes Netto Simões possui uma sólida formação humanística, cientifica e pedagógica. Cumpriu Doutorado em Estudos Portugueses; é pós-doutora em Literatura Comparada e Turismo Cultural; e pós-doutora em Literatura Portuguesa Contemporânea, pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Como professora da graduação e da pós-graduação, em Letras e em Turismo, da Universidade Estadual de Santa Cruz, ela marcou época, como uma das fundadoras das bases da pesquisa, do ensino e da extensão no estudo da nossa literatura. Assim, orientou 51 trabalhos de alunos, entre graduação e pós-graduação, organizou diversos eventos acadêmicos literários, publicou dezenas de trabalhos em periódicos nacionais e estrangeeiros, num total de 175 textos, entre prefácios, artigos e ensaios, em diversos livros e revistas. 

Participou de vários eventos locais, nacionais e internacionais, apresentando seus trabalhos, realçando o nome da UESC e da nossa região. Sua sensibilidade crítica a levou a identificar e descrever as relações entre a literatura do Sul da Bahia e o seu potencial para o desenvolvimento do turismo de qualidade cultural, demonstrando que a poesia e as narrativas contituem um legado que retrata as nossas paisagens, as nossas referências, como um conhecimento ao mesmo literário e turístico, como forma de fruição dos ilheenses e também dos nossos visitantes. Atualmente é Consultora para assuntos Literários e Culturais, inclusive os relacionados a fluxo turístico.

Depois de décadas dedicadas à formação intelectual de várias gerações de professores, estudiosos, escritores, críticos literários – seus ex-alunos que a reverenciam nos eventos, Tica Simões tornou-se Professora Titular, hoje aposentada, da Universidade Estadual de Santa Cruz, onde, além de docente, foi Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (1996-2000). 

Foi Conselheira Estadual de Cultura do Estado da Bahia (2011-2013). Por seus méritos, recebeu a Comenda da Ordem do Ensino Público ( de Portugal), e a Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus. Trata-se de uma intelectual completa, com vasta experiência, considerada uma grande conhecedora da literatura baiana, brasileira e portuguesa, reconhecida no Brasil e no exterior. Até o momento, já publicou 15 livros, sendo 12 títulos pela Editus, em sua maioria sob a direção editorial da acadêmica Baísa Nora. Entre eles: Pluralidades Patrimônio Cultural e Viagens, Fragmentos postais de um pedaço da Bahia e Expressões culturais, literatura e turismo : estudos sobre memória, identidade e patrimônio cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário