domingo, 15 de dezembro de 2024

JOSÉ NAZAL PACHECO SOUB OCUPA A CADEIRA 38 NA ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS

 


José Nazal recebe a insígnia da ALI das mãos do Dr. Antônio Hygino


Em memorável e prestigiada noite da última sexta-feira, dia 13/12, o fotógrafo e memorialista José Nazal Pacheco Soub, sob a presidência do confrade Pawlo Cidade, tomou posse na Academia de Letras de Ilhéus (ALI). O acadêmico foi recebido pelo confrade Jabes Ribeiro. José Nazal ocupa agora a cadeira de nº 38, cujo efetivo anterior foi o professor e promotor Carlos Eduardo Lima Passos da Silva. E a cadeira tem como patrono Virgílio de Lemos e fundador Nestor Passos.



Em pé: Jabes Ribeiro, Antônio Hygino, Ramayana Vargens, José Nazal, Pawlo Cidade.
Sentados: Anarleide Menezes, Neusa Nascimento, Luh Oliveira, Jane Hilda Badaró e Maria Schaun.


Além dos membros da ‘Casa de Abel”, a posse foi prestigiada por autoridade civis, militares, políticos, imprensa, além de confrades/confreiras de outras academias da região, a exemplo da Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia (Aljusba) e da Academia Grapiúna de Letras (Agral), ambas sediadas na cidade de Itabuna.



José Nazal Pacheco Soub nasceu em uma família cujo pai, Lucio Soub, veio para a região do cacau numa leva de imigrantes do Oriente Médio e por parte do avô materno, dr. Raimundo Pacheco, juntamente com a avó Ester, que muito contribuíram para nossa cidade com serviços médicos e sociais. Sua mãe, conhecida como Amelinha e suas tias foram professoras fundadoras de colégios sendo fundamentais para a educação de algumas gerações da população ilheense.


José Nazal, Maria Schaun, Jane Hilda Badaró, Delza Schaun e Maria do Socorro Mendonça

O ocupante da cadeira de nº 38 da ALI, além de fotografo profissional é autor do livro “Minha Ilhéus”, que ganhou a sua a primeira edição no ano de 2005, e onde apresenta fotos e textos históricos de diversos autores, essa obra teve edições posteriores com ampliações e atualizações. Ele é membro do Instituto Geográfico e Histórico de Ilhéus.

José Nazal foi vice-prefeito de Ilhéus entre os anos de 2017 e 2020 e em abril de 2024, recebeu o título honorífico de Doutor Honoris Causa, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).


Registro fotográfico: Janine Soub

Leia o discurso de José Nazal CLICANDO AQUI.

Veja mais fotos da posse CLICANDO AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário