sexta-feira, 21 de junho de 2024

ESCRITORA LUH OLIVEIRA RECEBEU PRÊMIO BAHIA DE LITERATURA E ARTES 2024




Luh Oliveira, membro da cadeira nº 3


A Literarte, em parceria com a Casa do Olodum, promoveu o Prêmio Bahia de Literatura e Artes 2024, no dia 15 de junho, na Casa do Olodum no Pelourinho. O evento prestou homenagem aos talentos literários, aos educadores e à cultura brasileira. Nossa confreira, Luh Oliveira, membro da cadeira nº 3, foi uma das premiadas pelo conjunto de sua obra. 

"Mesmo sabendo que minha caminhada ainda está no início, fico honrada com essa medalha", disse a confreira ao receber o prêmio.

Luh Oliveira é sul-baiana, libriana, mãe, poeta, escritora, professora, produtora cultural. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa com ênfase na escrita criativa; especialista em Literatura Comparada;  especialista em Literatura Infantil; mestra em Letras com foco no letramento literário e digital.

 


Apaixonada por poesia e pela literatura sul-baiana. Trabalha as obras de escritores da região em suas aulas desde 2004. Membro da Academia de Letras de Ilhéus, da Academia Internacional de Literatura Brasileira, do Mulherio das Letras e da Confraria de autoras de literatura infantojuvenil da Bahia (CONFRALIB) Participa do projeto InBaLê, Literatura Baiana para as Infâncias.  É co-fundadora do Festival Literário Sul-Bahia (FLISBA). Idealizadora/curadora da FILIN – Festival Ilheense de Literatura para as infâncias. Idealizadora da Vixi Bahia Literária, clube de escritores. Curadora da I Tour Histórico Literário de Ilhéus.

 

Desenvolveu de 2020 a 2022 o projeto “Bate-papo literário Luh Oliveira convida” no Instagram.  Ministra workshop de Escrita Criativa e Escrita Terapêutica, além de curso de formação em Letramento Literário para professores.  Participa ativamente de Feiras Literárias e Bienais do Livro por todo Brasil e de diversas coletâneas poéticas no Brasil e em Portugal. Entre 2012 e 2023 publicou 15 livros. Teve seu livro A+perto no coração indicado ao prêmio Jabuti em 2023. Suas obras têm sido adotadas e trabalhadas em escolas de Ilhéus, Itabuna, Ipiaú, Ubaitaba, Jequié, Vitória da Conquista, Salvador e em outros estados. Chamada carinhosamente de LuhPoesia, devido à sua intensa divulgação literária nas redes sociais.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário